Secretaria do Turismo promove projeto “Conheça Caxias” para estudantes da rede municipal

DSC_9030
A Secretaria Municipal do Turismo (Semtur) está desenvolvendo o projeto “Conheça Caxias”, destinado aos alunos do 4º ano da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. A ideia da ação é conciliar os ensinamentos dentro de sala de aula com visitas a alguns pontos do roteiro turístico La Città que contam a história da cidade. O projeto teve início no dia 17 de outubro e segue até o fim de novembro.
Neste primeiro momento, a escolha das escolas participantes foi realizada pela Semtur em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e levou em conta questões, como vulnerabilidade social e distância das escolas, priorizando as instituições da área rural. A expectativa é atingir 50% dos alunos da rede municipal, contando com a participação de mais de 1,7 mil alunos e de 200 professores, das 42 escolas participantes.
Durante o passeio, os alunos visitam o Museu Ambiência Casa de Pedra e demais museus do município, a Prefeitura de Caxias do Sul e o Parque de Eventos da Festa da Uva, onde realizam um momento de integração. As atividades são acompanhadas por guias de turismo que contam a história dos pontos visitados e também da cidade.
Para o coordenador pedagógico da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, Marcelo Araújo, a ação é uma importante oportunidade de ampliar o conhecimento dos estudantes. “É uma atividade muito positiva pois se trata de um assunto trabalhado em aula. Além disso, os alunos podem visualizar o dia a dia da cidade, conhecer a história do Município, e também se divertirem”, comenta.
Para a titular da Semtur, Renata Carraro, o projeto “Conhecer Caxias” é uma oportunidade de despertar nos estudantes o interesse em saber mais sobre a cidade. “Eles poderão conhecer nossos atrativos e serem os futuros propagadores da nossa história e cultura”, comentou.

Foto Ingrid Fochezatto

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...