Confira os serviços municipais durante o feriado de Finados

Foto Laudir Dutra

Foto Laudir Dutra

Nesta sexta-feira (02/11) é celebrado o feriado nacional de Finados. Por isso, alguns serviços municipais funcionarão em regime diferenciado neste dia em Caxias do Sul. Confira abaixo as informações das unidades da administração direta e indireta para o feriado.

Guarda Municipal: plantão pelo telefone 153.

Samae: plantão pelo telefone 115.

Codeca: não haverá coleta na área central conteinerizada de Caxias do Sul. Os serviços serão feitos a partir das 21h do dia anterior ao feriado (1º/11). A Codeca retomará o cronograma normal no sábado (03/11). Na colônia de Santa Bárbara haverá coleta seletiva durante o feriado, das 12h30 às 18h30, enquanto nas colônias de São Martinho e Fazenda Souza/Apanhador terá coleta orgânica das 12h30 às 18h30. A varrição priorizará a limpeza urbana no centro do município, além das áreas que compreendem a rua Os Dezoito do Forte e oEstádio Alfredo Jaconi, entre a BR-116 (bairro Nossa Senhora de Lourdes) e a rua Teixeira Mendes (bairro São Pelegrino). No sábado (03/11), a equipe da varrição normalizará o cronograma.

Secretaria da Educação: todas as escolas municipais estarão fechadas.

Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM): plantão da Fiscalização de Trânsito e de semáforos pelo telefone 118 (ou 3290-3923) funcionam normalmente. Não haverá cobrança das vagas do Estacionamento Rotativo Regulamentado (ERR) no feriado. Todas as tarifas de pós-utilização aplicadas na quinta-feira (1°/11) deverão ter a data de regularização ajustada para as 12h de segunda-feira (05/11). No sábado (03/11) a cobrança do estacionamento funciona normalmente das 9h às 13h.

Haverá esquema especial de trânsito nos cemitérios da cidade na sexta, sábado e domingo, especialmente das 8h às 17h. Nas proximidades do Cemitério Público Municipal haverá bloqueio na rua Júlio Augusto Ruzzarin, entre o Largo Formolo e a rua La Salle, para o comércio de flores e similares. Outro bloqueio será realizado no acesso à direita da rua Vinte de Setembro em direção aos memoriais, permitido o trânsito no sentido contrário para saída do largo.

Para o transporte, será instalado um ponto de ônibus na Vinte de Setembro, próxima à Dr. Bozano, no lado direito da via. A Linha 86 – Circular Central terá alteração de itinerário e se deslocará pelas ruas Coronel Flores, Vinte de Setembro (Cemitério Público Municipal), Dr. Bozano, Bento Gonçalves, Coronel Flores e Ernesto Alves em direção à Estação Rodoviária, seguindo o trajeto normalmente. Haverá ainda um trecho destinado a um ponto de táxi na rua Júlio Augusto Ruzarin, à direita, oposto ao muro do Cemitério Municipal.

Outra equipe de agentes de trânsito trabalhará no monitoramento das vias próximas aos demais cemitérios, especialmente aqueles com maior movimentação no trânsito, como Cemitério Parque, Nossa Senhora de Lourdes, Rosário e São Virgílio, entre outros. A Linha 53 – Centenário/Parque Oásis fará o atendimento no Cemitério Parque e a Linha 17 – Bela Vista atenderá no Cemitério de São Virgílio.

Fundação de Assistência Social (FAS): plantão pelo número (54) 9 8401-5710 e conselhos tutelares pelos telefones (54) 9 8408.0066 e (54) 9 9104.7998. Os serviços 24 horas funcionarão normalmente. Os demais estarão fechados.

Procon: não haverá atendimento presencial. Reclamações serão recebidas diretamente pelo site https://caxias.rs.gov.br/procon/reclamacao.

Secretaria da Agricultura: feiras do agricultor serão realizadas normalmente. Ponto de Safra ocorre excepcionalmente na quinta-feira (1º/11).

Alô, Caxias: não terá atendimento pelo 156. Reclamações devem ser feitas através do site sac.caxias.rs.gov.br, no link Ouvidoria.

Secretaria da Saúde: expediente normal nos serviços considerados essenciais: Pronto Atendimento 24 Horas (PA 24H), Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA 24H), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Central de Exames (plantão para urgências e emergências), Central de Regulação de Leitos, Serviço Residencial Terapêutico, Unidade de Acolhimento Adulto e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Reviver. O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) também estará fechado ao público, atendendo apenas os hospitais em regime de plantão na sexta-feira (02/11) e também no sábado (03/11).

Secretaria de Obras e Serviços Públicos: a equipe de saneamento e infraestrutura viária atuará em regime de plantão pelo telefone (54) 9 8434-6870. A equipe de iluminação pública, em casos de emergência, poderá ser contatada pelos telefones (54) 9 8434-6863 ou (54) 9 8423-1297.

Secretaria do Meio Ambiente: cemitérios públicos funcionam normalmente das 8h às 18h. Sanitários da Praça Dante Alighieri funcionam 24h e os demais sanitários públicos das 7h às 19h. O Mato Sartori estará fechado. Jardim Botânico abre das 8h às 18h. O Canil Municipal funciona normalmente, mas sem atendimento ao público.

Farmácia do Ipam Ltda: atendimento normal 24 horas.

Secretaria da Cultura: Galeria de Arte e Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás estarão abertas para visitação das 16h às 22h. O Zarabatana Café atenderá das 15h às 23h. A Sala de Cinema Ulysses Geremia mantém a programação de exibições do filme “A Outra Mulher”, às 19h30. A Sala de Teatro Profº Valentim Lazzarotto e a Sala de Ensaios da Cia. Municipal de Dança estarão com programação do 9º Caxias em Movimento. Na Casa da Cultura, a Galeria de Arte Gerd Bornheim, a Biblioteca Pública e o Teatro Pedro Parenti estarão fechados. O Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, a Biblioteca Parque Largo da Estação e a sede administrativa da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), na Estação Férrea, também não abrirão ao público na sexta. O Museu Ambiência Casa de Pedra estará aberto das 11h às 17h. Os demais espaços museológicos estarão fechados. No sábado (03/11) todos os museus estarão abertos em horário normal, também das 11h às 17h. No domingo (04/11), o Monumento Nacional ao Imigrante recebe visitações das 11h às 17h.

Secretaria do Turismo: os cinco Centros de Atenção ao Turista (CATs) de Caxias do Sul estarão fechados. O atendimento será retomado no sábado (03/11), com horário normal de funcionamento (8h às 18h, com exceção da unidade no aeroporto, que abre das 8h às 13h).

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...