Semma organiza serviços municipais para atender população no feriado de Finados

Cemitérios Públicos - 5709 - Mateus Argenta

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) organiza uma estrutura especial para a comunidade que circulará pelos Cemitérios Públicos Municipais I e II (Rosário) nesta sexta-feira (02/11), Dia de Finados. As duas unidades ficarão abertas das 8h às 18h.

No Cemitério Público Municipal I (rua Júlio Augusto Ruzarin, 361, bairro Marechal Floriano) serão realizadas quatro missas ao longo do dia: às 9h, 11h, 15h e 17h. Já o Cemitério do Rosário (avenida Benjamin Custódio de Oliveira, 963, bairro Desvio Rizzo) contará com uma única missa, às 10h30. A prefeitura disponibilizará 10 banheiros químicos divididos nos dois locais.

A novidade desse ano é que a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) liberou a venda de flores, velas e vasos nas proximidades dos cemitérios. Não houve necessidade de licença específica para os comerciantes.

Trânsito

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) montará um esquema especial de trânsito no entorno do Cemitério Público Municipal I nos dias de sexta-feira a domingo (02, 03 e 04/11), especialmente entre 8h e 17h. Na rua Vinte de Setembro, o tráfego seguirá normalmente, com apoio da Fiscalização de Trânsito para a travessia de pedestres. Também será organizado um ponto especial para embarque e desembarque de ônibus do transporte coletivo urbano próximo ao cemitério. Foi organizado ainda um ponto de táxi (livre) na rua Júlio Augusto Ruzarin, no Largo Formolo (final da Vinte de Setembro à direita, oposto ao muro do Cemitério Municipal).

A Linha 86 – Circular Central terá alteração no itinerário, se deslocando até o Cemitério Público Municipal e retornando em direção à Estação Rodoviária. Já a Linha 53 – Centenário/Parque Oásis e a Linha 17 – Bela Vista farão atendimento no Cemitério Parque e São Virgílio, respectivamente.

Os únicos bloqueios ocorrerão, se houver necessidade, na rua Júlio Augusto Ruzzarin, entre o Largo Formolo e a rua La Salle, para o comércio de flores, e no acesso à direita da Vinte de Setembro, em direção aos Memoriais – Capelas São José e São Francisco, permitido o trânsito no sentido contrário para saída do largo. No Cemitério Público Municipal II (Rosário) haverá monitoramento de agentes para organização das vias de acesso sem bloqueios. A Fiscalização de Trânsito atenderá das 7h às 0h pelo telefone 118.

Outros serviços

O efetivo da Guarda Municipal (GM) trabalhará de quinta a domingo (1º a 04/11) com 15 servidores a cada seis horas de serviço, com foco nos dois cemitérios municipais. Haverá rondas a pé, dentro e fora dos locais, e apoio da guarnição de motos.

A Codeca contará com varredores das 7h às 10h e das 13h às 16h para manter a limpeza na parte externa do Cemitério I. Oito latões para lixo orgânico e mais oito para resíduos seletivos, com capacidade de 100 litros cada, serão distribuídos na parte interna do cemitério. Após o feriado, os funcionários da Codeca farão a limpeza e recolherão os rejeitos no local, também com a retirada dos latões.

Já o Samae distribuirá 60 caixas de copos de água, totalizando 2,8 mil unidades entre Cemitério Público Municipal I e II.

Por fim, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Ambiental, orienta a população para não deixar nos cemitérios recipientes que possam acumular água. Com o aumento das chuvas e da temperatura nesta época do ano pode haver a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

A SMS sugere que a comunidade utilize vasos com flores plantadas na terra; não deixe pratos embaixo dos vasos; retire embalagens que envolvem os vasos e/ou flores; não utilize plantas que acumulem água nas folhas, como as artificiais e as bromélias; e não deixe sobre o jazigo nenhum outro objeto que possa acumular água. Os cemitérios são visitados regularmente pela equipe da Vigilância Ambiental, pois são considerados pontos estratégicos para o combate ao Aedes aegypti.

Foto Mateus Argenta

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...