Museu Municipal exibe peça preservada do Cemitério Público Municipal I de Caxias do Sul

IMG_6277

Um anjo de concreto na entrada do Museu Municipal de Caxias do Sul evidencia a religiosidade local. A peça de 45 centímetros integra o projeto “Acervo em destaque”, que exibe mensalmente obras do acervo reserva do espaço museológico. A peça, coletada em 30 de novembro de 2006, na ala 09 do Cemitério Público Municipal I, pode ser conferida até o dia 18 de novembro.

“Em local de destaque na entrada do Museu, as peças selecionadas no projeto apresentam ao público visitante, mensalmente, as diferentes coleções que compõem o acervo. É uma forma de promover a valorização do acervo do Museu Municipal para que o público reflita sobre a importância desse espaço como um guardião da memória e identidade local”, contextualiza a diretora da Divisão de Museus da prefeitura, Daniela Fraga.

A peça em destaque neste mês representa um anjo agachado e apoiado sobre um dos joelhos, com as mãos postas em sinal de oração. Imagens religiosas como esta eram comuns em igrejas, capelas, túmulos ou na residência de famílias da Serra, que expressavam por meio delas a sua religiosidade. A peça foi coletada em uma das mais antigas alas do Cemitério Público, que concentrava somente túmulos de crianças. Atualmente o espaço abriga novos jazigos.

Os artigos expostos em rodízio no projeto “Acervo em destaque” podem ser conferidos de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 11h às 17h. O Museu Municipal fica na rua Visconde de Pelotas, nº 586, no Centro. A visitação é gratuita.

Fotos Luana Prigol

horiz meia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...