Biblioteca do Instituto de Leitura Quindim é inaugurada em Caxias do Sul

Inauguração Biblioteca Quindim - Crédito Pati Produções

Inauguração Biblioteca Quindim – Crédito Pati Produções

O Instituto de Leitura Quindim (ILQ) inaugurou, na última sexta-feira (30/11), uma biblioteca-referência para a comunidade de Caxias do Sul e do mundo. Localizado no Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820, Bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul/RS), o novo espaço ficará aberto ao público de quarta a domingo, das 10h às 17h.

Mais de 400 pessoas prestigiaram o evento. Comunidade local e convidados de outras regiões do país também puderam acompanhar o I Panorama sobre o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Brasil: Onde Estamos e para Onde Vamos?, iniciativa que integrou as atividades de inauguração, com painéis no período de 30 de novembro a 2 de dezembro, na sede da Câmara Municipal e no Intercity Hotel.

Inauguração Biblioteca Quindim - Crédito Pati Produções

Inauguração Biblioteca Quindim – Crédito Pati Produções

Sob o comando dos escritores Volnei Canônica e Roger Mello, presidente e vice-presidente do ILQ, respectivamente, o espaço vem para aprimorar ações do Centro de Leitura Quindim em atividade desde 2014 e que, a partir de agora, se transformou em instituto e dispõe de sede física. O novo lar foi possível graças a uma parceria inédita com o Centro Cultural Moinho da Cascata e o Grupo Teatral Ueba Produtos Notáveis. A estrutura foi cuidadosamente pensada pela arquiteta Jéssica De Carli e abriga, além da biblioteca com mais de 5 mil livros, um centro de estudos e pesquisas e uma livraria.

“Este é um sonho que estamos colocando em prática e entregando para a comunidade usufruir. Queremos que as pessoas, em especial as crianças e adolescentes, se aproximem da literatura e de seu poder transformador. Não queremos mais que crianças busquem livros no lixo, mas que tenham acesso a obras de qualidade em um ambiente prazeroso como este da Biblioteca Quindim”, destacou Volnei, em seu pronunciamento, lembrando de seus primeiros contatos com o livro, no ferro-velho de seu pai.

Antes do descerramento da placa de inauguração, o presidente do ILQ, que é ator nascido em Caxias do Sul, diretor de teatro, relações públicas, ex-diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e ex-secretário executivo do Ministério da Cultura, agradeceu a todos os apoiadores e também quem já contribuiu por meio da campanha “Eu apoio a Biblioteca Quindim!”, pela vaquinha virtual.

As doações ainda podem ser feitas no site www.catarse.me e quem contribuir recebe como recompensa obras de Roger Mello, que, além de vice-presidente do ILQ, é ilustrador, escritor, designer, dramaturgo, diretor de teatro, vencedor do prêmio Hans Christian Andersen 2014 – categoria ilustrador e autor do nome do ILQ.

Entre os apoiadores citados por Volnei: Ministério da Cultura; Grupo Ueba Produtos Notáveis; Centro Cultural Moinho da Cascata; Forma Certa Impressões Gráficas; Sesc Caxias; Intercity Hotel; Isabella Zappa/Na Corda Bamba; Pati Produções; Lojas Magnabosco; Palladio’s Decor; Recode; Bere Cortinas; Timy Empório de Gastronomia; Cooperativa Nova Aliança; Tumelero Bebidas; Le Fuê Patisserie e Gastronomia Itinerante;  GDF Arte e Decoração/Puflândia Caxias;  Gilberto Blume Pequenas Paisagens; Nova Marcenaria; Arquiteta Jéssica De Carli e equipe; Eletrola Ivo DJ e equipe; Rivatti Cadeiras; Daniel Kondo e Maria Amélia Kondo; Ligth Design; Edgar Inocenti; Roseana Murray; Divino Suco; Renda Decor; Renata Nakano/Clube Quindim; e Ong Mais Diferença.

O Instituto de Leitura Quindim tem na direção-executiva a cidadã caxiense, ex-coordenadora de várias feiras do livro, agente da arte e da cultura na cidade e experiente professora Luiza Helena Darsie da Motta. Ela e toda equipe de gestão e de voluntários estão empenhados em “garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas no Brasil e no Exterior”, missão que o ILQ assume com o coração solidário, pois é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária e comprometida com a infância.

Também integram esse time de voluntários: Adriana Camêlo Lucena, Fabiano Finco, Graziela Cunha Canônica, Marli Fronza, Paola Marchett de Bastiani e Vania Marta Espeiorin.

 BIBLIOTECA QUINDIM:

– Um acervo com mais de 5 mil títulos nacionais e internacionais premiados em diferentes línguas, como inglês, espanhol, árabe, português, russo, chinês, coreano, japonês, africano, entre outras. São os melhores livros infantis, juvenis e teóricos escolhidos por especialistas. É uma biblioteca inclusiva, de referência e com acervo de qualidade. Haverá prestação de serviço público por meio de empréstimos de livros para a comunidade e programação que atenda as demandas, principalmente, dos jovens leitores. Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h. Localização: no Centro Cultural Moinho da Cascata (Rua Luiz Covolan, 2820, Bairro Santa Catarina, em Caxias do Sul/RS).

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS:

– Centro de estudos e pesquisa sobre infância e juventude com a intenção de produzir conhecimento e formação nas áreas de abrangência da literatura e suas concepções estéticas e de fruição. Produção de livros, revistas e artigos com o intuito de discutir, promover e divulgar assuntos pertinentes à infância, à educação, à cultura e à formação de leitores.

LIVRARIA:

– Espaço de aquisição de livros infantis, juvenis e teóricos de qualidade, além de produtos que estimulem o imaginário, o incentivo à leitura e o seu valor simbólico.

Fotos | Crédito: Pati Produções e Vania Marta Espeiorin

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...