Concurso UCS/Cootegal Design de Moda premia vencedores.

Claudia Velho-1105

Os vencedores da 15ª edição do Concurso UCS/Cootegal Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul foram conhecidos no dia 6 de dezembro, em atividade realizada na Sala Marelli, no Campus 8. A primeira colocação foi concedida ao acadêmico Weslei Carlesso, premiado pela Cootegal com uma viagem nacional para participar de feiras, eventos ou cursos da área de moda de seu interesse. As menções honrosas foram para os acadêmicos Jonatan Marcelo Gomes dos Santos e Júlia Cristy Gambirazzio de Oliveira.

O trabalho apresentado por 13 alunos é resultado da disciplina “Projeto de Moulage”, ministrada pelas professoras Adriana Job Ferreira Conte e Gilda de Ross. Os acadêmicos desenvolvem um portfólio de coleção inspirado em suas referências pessoais e, da reflexão individual, surgem os temas para cada coleção, da qual um look é selecionado para ser confeccionado e apresentado.

Segundo a professora Adriana Job Ferreira Conte, o objetivo do projeto “é proporcionar aos acadêmicos a experiência prática no manuseio de nobres tecidos de lã, através do processo demoulage criativa, bem como o desenvolvimento de uma coleção autoral”.

A décima quinta edição do concurso contou com os seguintes jurados, que avaliaram a inovação, a fidelidade ao tema e a qualidade na execução da peça: Ana Mery Sehbe de Carli, doutora em Comunicação e Semiótica e coordenadora do GT Moda, Sustentabilidade e Inclusão do Colóquio de Moda; Denise Telli, representante comercial das empresas Marles Ind. Têxtil, malharia nacional, estamparia e importação de tecidos diferenciados e Texprima, importadora de tecidos de várias linhas (alfaiataria, camisaria, casual e festa); Marcio Kich, diretor administrativo e financeiro da Cootegal Tecidos; Márcia Costa, diretora de marketing da CIC de Caxias do Sul e do Sindilojas Caxias; Walter Rodrigues, designer brasileiro, coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, consultor do Instituto By Brasil e diretor criativo do projeto Docus Design Vision.

Trabalho vencedor

O trabalho de Weslei, intitulado “Culto à coisa velha”, é um fomento ao respeito pelos legados, pela arte, pelo artesanato e todo desenvolvimento de contrapontos da costura feita em casa. “Da autonomia e do anonimato de pessoas que até hoje costuram para pessoas. Foram utilizados para a confecção dessa peça três metros e meio de lã ecolana disponibilizados pela cooperativa Cootegal e materiais como couro legítimo encerado para confecção das molduras dos quadros estofados revestidos de tricoline 100% algodão estampado com obras de diversos momentos da história humana. Uma peça que, para mim, desde sua origem, teve o objetivo de chamar a atenção das pessoas para técnicas que lutam para continuar existindo. A maior parte foi costurada à mão e decorada de forma artesanal. Cultuar não apenas o passado, mas a qualidade e a originalidade que pode e deve ser tema do nosso presente e futuro”, conclui.

Quanto à premiação, Weslei ressalta a possibilidade de se contar histórias a partir da criação de uma peça. “Agradeço a parceria incrível que a Cootegal tem com a UCS e com os alunos que passam pelo Projeto de Moulage. Me sinto realizado por poder ter a oportunidade de trabalhar com a ecolana disponibilizada por uma empresa que realiza um trabalho muito importante há mais de um século. Desde a primeira torção da lã até chegar a uma peça como a minha e a de todos colegas, certamente é cercado de muito amor pelo o que se faz e pela paixão de fazer bem feito”.

Participantes
Além dos alunos premiados, participaram desta edição os acadêmicos Andressa Medianeira da Luz, Bruna Ramos Foscarini Roggia, Domenico Flaver Boff de Souza, Gabriela Donati, Gabriely Indicatti, Larissa Cardoso do Espírito Santo, Larissa Scheer Viapiana Leite, Mateus da Costa Deluche, Taisy Maria Scremin e Vitória Cavagnoli Boff.

Foto: Claudia Velho

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...