Projeto Juntos na Diversidade entrega troféus a entidades participantes da terceira edição

UCS_1466 -Alles Gut Tanz Show - Associação Germânica Caxias do Sul -09-11-2018

Alles Gut Tanz Show – Associação Germânica Caxias do Sul

O mês de dezembro está reservado à entrega de troféus e certificados a 14 entidades participantes do projeto “Juntos na Diversidade – Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultura na Serra gaúcha”, que desenvolveram, durante o semestre, atividades na terceira edição do projeto, realizado a partir de parceria entre a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural, com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul).

As entidades – dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Farroupilha, Ipê, Nova Prata e Veranópolis – promoveram apresentações de canto coral, dança, teatro, mostras culturais e programas de rádio em que as línguas e culturas de imigração (talian, alemão e polonês) e nativas (kaingang e caboclo) tiveram destaque.

UCS_0434 - Apresentação na APAE de Antonio Prado Grupo Associação Patrimonio de Ant Prado 10-10-2018

Apresentação na APAE de Antonio Prado Grupo Associação Patrimonio de Ant Prado – Foto Divulgação

Segundo o diretor do IMHC, professor Anthony Beux Tessari, “o valor do patrocínio do banco Banrisul para este ano foi de R$ 40 mil, sendo R$ 30 mil destinados às entidades e grupos inscritos no projeto. Os valores são repassados pela UCS ao final da execução do projeto, que encerra oficialmente em março de 2019. Os grupos têm utilizado a verba de patrocínio para adquirir instrumentos musicais, equipamento de som, trajes e cenários, e para transporte até outras comunidades da região para apresentações”.

UCS_0434 - Apresentação na APAE de Antonio Prado Grupo Associação Patrimonio de Ant Prado 10-10-2018.jpg

Apresentação na APAE de Antonio Prado Grupo Associação Patrimônio de Antônio Prado – Divulgação

 

 

O troféu “Juntos na Diversidade” foi confeccionado em vidro e tem o formato do estado do Rio Grande do Sul. É ilustrado com a palavra “Bem-vindo”, traduzida nas línguas em que o projeto incentiva à preservação.

O projeto

Lançado em 2016, “Juntos na Diversidade” incentiva a preservação da diversidade linguística e cultural buscando promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingang. Tem como foco crianças e jovens dos 49 municípios que integram os Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, onde se encontram comunidades que preservam aspectos linguísticos e culturais dos povos nativos, como os kaingang, e dos imigrantes italianos, alemães e poloneses, entre outros. A proposta visa estimular ações de entidades educacionais e culturais. Em 2016, 24 entidades integraram o projeto; em 2017 foram 21 e, neste ano, 14.

Crédito fotos: Anthony Beux Tessari
Legenda fotos:

UCS_2007: Canto Coral e cultura indígena na comunidade kaingang Pãnónh Mág Kãmu Há Han Ni, de Farroupilha

UCS_0434: Apresentação pelos alunos da APAE de Antônio Prado: gravação e transmissão para o programa de rádio “Talian, Non Desmantgar”, da rádio Solaris.

UCS_1466: Alles Gut TanzShow, apresentação do grupo de danças da Associação Germânica de Caxias do Sul, na Casa das Etnias.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...