Franquia de loja de calçados quadruplica faturamento na crise

Nilton e Antônio - Foto Divulgação

Nilton e Antônio – Foto Divulgação

Que o ramo de franquias é um dos mais seguros para empreender no país todo mundo sabe: para se ter uma ideia, a previsão é que o setor tenha crescido acima de 8% no ano passado em relação a 2017. Mas quadruplicar o faturamento em três anos é para poucos.

Este foi o resultado alcançado pela Lojas Calci, franquia gaúcha de calçados e acessórios multimarcas que, em seis anos de existência, registrou somente crescimento e tornou-se, no período, a maior franquia do setor de varejo de calçados multimarcas na região sul do Brasil.

Em dois anos a empresa duplicou seu número de unidades e, em 2018, chegou a dois novos estados do país: Paraná e Mato Grosso do Sul. Já são 25 lojas inauguradas e previsão de novas aberturas ao longo de 2019. A primeira deve ser inaugurada em Torres, no litoral norte gaúcho.

Gerente de Varejo da Lojas Calci, Rodrigo Annunciação lembra que a empresa nasceu no início da crise econômica no país. Mesmo assim, seguiu avançando. “Não sabemos ainda o que é empreender sem crise. Isso fez com que mudássemos bastante e aprendêssemos a nos adaptar e a enfrentar rapidamente os problemas que surgiam”, analisa.

Para ele, o varejo mudou bastante neste período. “Muitas lojas fecharam, mas nós abrimos. Somos uma das poucas do segmento no Rio Grande do Sul que conseguiram isso.”

Há otimismo para 2019. A estabilidade que o ano pode trazer deverá criar uma base forte para 2020. “Tivemos aumento de produtividade em relação a 2017. Aumentamos o volume de vendas por profissional e nossos clientes aumentaram o ticket médio”, observa Annunciação.

Reforço em diversas áreas

Para Nilton Colombo, um dos sócios-diretores da Lojas Calci, o ano foi também de consolidação do crediário, um canal muito importante para clientes e franqueados – que têm a garantia do recebimento e a possibilidade de antecipação. “Ainda fortalecemos as coleções de produtos exclusivos, com diferenciação, moda e qualidade com preços acessíveis”, detalha. Colombo ainda acrescenta a implantação da universidade corporativa, um marco importante que leva os treinamentos e boas práticas de gestão para todos os franqueados e colaboradores.

“Ter uma franquia Lojas Calci é uma ótima oportunidade mesmo para quem é lojista estabelecido. Junto de uma franquia trabalha-se em conjunto com mais força, energia, em escala, de forma eficiente”, analisa o outro sócio-diretor, Antonio Carlos Diel.

Diel, que também é diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi o representante da Lojas Calci, durante o ano de 2018, do programa de aceleração de negócios Scale-up, criado pela Endeavor para apoiar empreendedores de alto impacto.

“Esta é uma ótima hora para investir. O país está se organizando para sair da crise, e quem estiver preparado quando o momento chegar conseguirá os melhores resultados.”

Foto Divulgação

Legenda1 – Colombo (e) e Diel: à frente da franquia que duplicou o número de lojas em dois anos

Legenda2 – Unidades da Lojas Calci têm a característica de se adequar a municípios de qualquer tamanho 

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...