Oficina de Choro abre inscrições para aulas gratuitas do primeiro semestre

Mathias Pinto - Foto Tom Silveira

Mathias Pinto – Foto Tom Silveira

Projeto de educação musical oferece atividades para músicos iniciantes e experientes em Música Popular Brasileira, além da formação da Orquestra de Choro de Porto Alegre

No dia 15 de fevereiro, o projeto de educação musical Oficina de Choro abre inscrições para as aulas do primeiro semestre. As aulas são gratuitas e a ficha de inscrição pode ser acessada pelo site www.oficinadechoro.com.br até o dia 15 de março. As vagas são limitadas e os interessados são submetidos a um processo de seleção, de acordo com o nível de conhecimento musical e preenchimento das vagas. As aulas terão início em 16 de março e serão realizadas no Instituto Ling, centro cultural com sede no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

A Oficina de Choro oferece aulas para músicos de diversos instrumentos – como violão, cavaquinho, bandolim, pandeiro, sopros e teclas – e teoria musical, além de canto e prática de conjunto com formação de grupos. As aulas oferecidas no primeiro semestre são: Acompanhamento de samba-choro, Solo de Choro, Novos Chorões (para iniciantes), Harmonia e Composição de choro, Choro Novo! e Canto Popular. Confira horários e pré-requisitos em www.oficinadechoro.com.br

Sobre a Oficina de Choro

A Oficina de Choro completa 15 anos em 2019 e vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do Choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul. Coordenada pelo músico Mathias Pinto, com curadoria e produção daBranco Produções, a Oficina se destaca como um dos três maiores projetos voltados ao ensino de Choro no país.

No ano de 2018, o projeto teve o maior crescimento desde a sua criação, contando com um núcleo de mais de 400 alunos que receberam formação musical através da linguagem do choro, com diferentes aulas abertas ao público.

Em 2019, a Oficina passa a funcionar em novo espaço: o Instituto Ling, centro cultural com sede no Bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. O projeto também dará origem à OCPA – Orquestra de Choro de Porto Alegre, que será formada por músicos integrantes da Oficina. Para Mathias Pinto, coordenador do projeto, o grande desafio da Oficina de Choro para 2019 é “ampliar o espaço da música instrumental na cena cultural, formando músicos e grupos, e implementando a ideia inédita de uma Orquestra de Choro”.

https://www.oficinadechoro.com.br/

https://www.facebook.com/oficinadechoroinstitutoling/

https://www.instagram.com/oficinadechoro/

https://www.youtube.com/channel/UC2Tvfe0OYATrOqp04cUEi_Q

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

Oficinainscricoes crédito Tom Silveira3

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da “holding company” Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

https://institutoling.org.br

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...