Escola Angelina Sassi Comandulli leva equipe de funcionários para vivenciar realidade dos alunos

Foto2
A Escola Municipal Angelina Sassi Comandulli criou uma formação totalmente prática para professores, secretários e cuidadores da instituição. A ação, planejada desde o início do ano, consistiu em levar os profissionais para conhecer de perto o mundo dos estudantes e suas famílias, proporcionando momentos de imersão em outras realidades. No último sábado (16/03), o grupo de 55 pessoas, incluindo a equipe diretiva, participou de vivências e atividades de reflexão, relaxamento e rodas de conversa.
A formação teve início, na quinta-feira (14/03), com a entrega de vouchers para os professores, convidando-os para a ação no final de semana. No sábado, o grupo foi recebido na escola com um café da manhã e cada pessoa ganhou uma mala simbólica, para retratar a sua bagagem de conhecimento, e um passaporte, que serviria como um diário de reflexões.
Foto3
Após esse momento, o grupo fez um passeio pela comunidade, visitando as regiões do Santa Fé, Portal da Maestra, Belo Horizonte, Canyon, Vila Ipê, Colina do Sol, Santo Antônio e Loteamento Rota Nova. As equipes fizeram caminhadas e visitas nas escolas próximas, no complexo da Zona Norte e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros.
Ao retornar, os profissionais participaram de uma dinâmica de grupo e de uma atividade de relaxamento, em que refletiram sobre temas de superação e vivências. Para Bruna Conrado, diretora da escola, a formação resultou em conhecimento. “O retorno da atividade foi incrível, literalmente uma imersão. Nos colocamos no lugar do colega, no lugar do estudante, da família. Procuramos trabalhar o conceito de viagem em dois sentidos: a física, com o deslocamento até os bairros; e a espiritual, ao interior de cada pessoa, para desenvolvermos experiências sensoriais criadas pelo ambiente escolar. Foi muito emocionante para todos”, contou.
Foto8
A equipe diretiva planeja uma segunda edição dessa formação para refletir sobre o papel da escola em cada realidade e desenvolver um trabalho de competências socioemocionais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os estudantes.

Foto Divulgação Escola

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...