Unidades Básicas de Saúde recebem mulheres para realização de exames

Atendimento no Vila IPÊ - Foto Adriano Chaves

Atendimento no Vila IPÊ – Foto Adriano Chaves

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul abriram as portas neste sábado (23/03) para acolher exclusivamente a população feminina. Das 9h30 às 16h, foram realizadas coletas de exame citopatológico e agendamento de mamografias. O objetivo desta ação, promovida anualmente no mês da mulher (março), é o rastreio precoce dos cânceres de mama e de colo do útero.

A primeira-dama do município, Andrea Marcheto Guerra; o secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas, e o diretor técnico do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Fernando Vivian, deram início aos trabalhos do dia. Na UBS Vila Ipê, Andrea destacou a importância de as mulheres se manterem vigilantes com sua própria saúde.  “Todas nós conhecemos alguém que enfrentou um desses tumores, seja na família ou na vizinhança. Atualmente, graças ao avanço da medicina, também sabemos de muitas que venceram essa batalha. É para isso que estamos aqui. O diagnóstico precoce possibilita a cura”, afirmou.

Durante todo o dia, as unidades também realizaram ações paralelas de promoção da saúde e aproximação da comunidade. Palestras rápidas, oficinas, rodas de conversa e atividades estéticas integraram a programação. Lourdes Panassol de Souza, 64 anos, aproveitou o sábado para colocar seus exames em dia. “Não podemos relaxar no cuidado com nosso corpo. É sempre melhor prevenir e, se for o caso, tratar no começo”, disse.

Atendimento no Vila IPÊ - Foto Adriano Chaves

Atendimento no Vila IPÊ – Foto Adriano Chaves

Chaiane Pereira Monteiro, 27 anos, foi à UBS Vila Ipê para fazer o exame citopatológico pela primeira vez. “A agente de saúde me informou da campanha. Então, vim aproveitar essa oportunidade. Durante a semana, é mais difícil em função do meu horário de trabalho”, afirmou.

O número oficial de atendimentos realizados neste sábado só poderá ser divulgado na segunda-feira (25/03). A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde era atingir 1,1 mil mamografias e 1,6 mil citopatológicos.

Esses exames possibilitam identificar os tumores de maior incidência na população feminina na fase inicial, quando as chances de cura são maiores. Atualmente, 1.295 pacientes com câncer de mama e 1.263 com câncer de colo do útero são acompanhadas na rede pública de saúde do município.

Foto Adriano Chaves 

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...