Randon alinha de forma estratégica a mudança no comando das empresas. O bastão será passado por David ao caçula Daniel

David Abramo Randon e Daniel Randon - Foto Divulgação/Randon

David Abramo Randon passará o bastão para o irmão mais novo Daniel Randon em maio próximo – Foto Divulgação/Randon

O objetivo principal e a idéia central de Raul Randon alcança resultados absolutamente magníficos que nem mesmo ele poderia imaginar, afinal, quando perguntado pelos familiares quem assumiria o seu lugar, em caso da sua falta a frente do comando das empresas, ainda lá na década de 1980. “Eu não sei”, disse.

Mas a resposta estava bem pertinho, mais especificamente na família, Conselho formado pelo pai Raul, dona Nilva e os filhos, que viam a necessidade de dar continuidade a um trabalho de tanto sucesso, que completa nesse ano, 70 anos de fundação.

Em 2009, Raul Randon reuniu a imprensa e toda a sua diretoria executiva e anunciou que naquele momento, David Abramo Randon seria conduzido ao cargo de Presidente Executivo, Alexandre Randon assumiria a vice diretoria e que ele seria a partir daquele momento, presidente do Conselho de Administração das empresas Randon. O caçula Daniel Randon iniciava a sua trajetória a frente da Fras-le, uma das grandes do grupo.

Com a crise, muito se falava á época sobre as dificuldades que David teria de conduzir os negócios. Perguntado na época ao seu Raul se David estaria entrando numa espécie de teste de fogo e se o bastão seria tomado das suas mãos, caso desse errado alguma coisa, o que foi prontamente rechaçado por ele, que falou da sua inteira confiança na capacidade do filho.

Por ocasião da coletiva de imprensa realizada no dia 20 de março próximo passado, David Randon, que assumirá a presidência do Conselho Administrativo em maio, tão logo seja oficializado o nome de Daniel Randon por esse conselho, falou com carinho e boa lembrança sobre o questionamento, pois a mesma pergunta foi repetida agora pra ele. “E houve sim uma situação em que quase entregamos o bastão de volta para o pai, passamos por muitas turbulências de mercado, com incertezas políticas, situações que mexeram com a economia, mas graças a Deus conseguimos nos adequar às dificuldades e transformamos a crise, que parecia prolongada, com iniciativas pontuais, o que possibilitou a nossa continuação.

O que posso dizer nesse momento é que o Daniel vai assumir com muito mais bagagem do que eu e o Alexandre, pois ele se preparou, estudou, está bem mais antenado com as nossas tendências de mercado, com as tecnologias de ponta e certamente vai dar uma bela contribuição às nossas metas propostas para os próximos anos”.

Daniel Randon e David Randon em pé. Alexandre Randon sentado. - Foto Divulgação/Randon

Daniel Randon e David Randon em pé. Alexandre Randon sentado. – Foto Divulgação/Randon

Seu Raul Randon faleceu em maio de 2018, pegando a todos de surpresa, o que também proporcionou uma mudança significativa. Um pouco antes, Alexandre Randon assumira a presidência do Conselho de Administração, Daniel Randon assume a vice Presidência Executiva. Com a condução do último para a presidência, apenas um membro da família ficará diretamente ligado á presidência executiva do Grupo Randon. David Abramo Randon será o presidente do Conselho de Administração, Alexandre o vice presidente

Alexandre não fala em ficar de fora de tudo, afinal a família possui muitos outros projetos que merecem a dedicação direta dele, como por exemplo, as empresas de maça, a cantina que produz queijo e vinho em Vacaria. A marca RAR é conhecida no mundo inteiro. “Vou ficar por aí, não ficarei de fora de tudo, pois existem muitas coisas que precisam da nossa atenção e não podemos nos afastar por completo. Faço parte do Conselho da família, juntamente com meus irmãos e temos que ficar atento a tudo o que acontece ao nosso redor”.

PI – Como fazer para chegar aos 70 anos. Existe segredo?

David Abramo Randon - Foto Laudir Dutra/Ponto Inicial

David Abramo Randon – Foto Laudir Dutra/Ponto Inicial

“Segredo não existe para termos chegado aos 70 anos, eu acredito que foi com muito trabalho. Jamais abdicamos. Vamos fazer de tudo para termos mais 70 anos, independente de ser dirigida pela família ou não, pois esse processo foi feito para termos um viés mais profissional. Posso dizer que quando uma empresa cresce muito as dificuldades maiores se localizam na gestão e as ferramentas estão ali para que possamos lançar mãos delas para empregar com agilidade para que possamos melhorar, inovar para enfrentar a competitividade ali fora.

PI – Qual a falta que o seu Raul faz para a Randon?

“Posso falar com tranqüilidade que o pai sempre fará falta, mais com certeza por seus valores individuais do que propriamente por sua presença física. Ele deixou valores e uma das coisas pelas quais mais vamos lutar, eu e meus irmãos, será manter os valores familiares e das pessoas, pois ele dedicou quase oitenta anos da sua vida às empresas e à família, com respeito a todos que o cercavam”.

David Abramo Randon – atual presidente Executivo e futuro presidente do Conselho da Randon.

PI – Chegar com uma cabeça mais oxigenada ajuda bastante?

Daniel Randon - Foto Divulgação/Randon

Daniel Randon – Foto Divulgação/Randon

“Primeiro é que nós comentávamos que a nossa governança e sucessão vêm de anos e que o David foi aquele que pavimentou essa estrada, ele deu uma boa asfaltada pra mim. Mas sem dúvida a expectativa é de crescimento, pois já passamos por uma das piores crises da história do país e a pior já visto no Brasil e saímos dela com uma empresa rentável e bem mais competitiva. Fica o desafio de podermos manter esses nossos valores enquanto gestores da empresa com toda a força e o segundo é manter o crescimento e o foco na inovação e cada vez mais as empresas que inovarem mais vão continuar sendo competitivas ainda mais nesse cenário onde a gente vê novos negócios aparecendo, rupturas, o próprio startups nós falamos muito em criar um ecossistema local que contribua pra isso, que possamos manter os detentores do conhecimento dentro das empresas para que juntos possamos crescer e desenvolver novas idéias.

A parte boa é que conto com uma equipe de profissionais competentes, com uma experiência enorme que vai continuar me dando o suporte necessário e também o fato do David e o Alexandre estarem no Conselho Administrativo e que poderão estar me apoiando nesse projeto que trabalhamos nesses anos e para os próximos projetos futuros”.

Daniel Randon – atual vice Presidente Executivo e futuro Presidente da Randon.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...