Alunas do Senac-RS vencem competição nacional e garantem vaga para Rússia

image001

As alunas do Senac-RS Bruna Rúpolo e Sofia Lerner, respectivamente dos cursos de Cabeleireiro e de Cozinheiro, venceram a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional e garantiram vaga para aWorldSkills – maior competição de educação profissional do mundo – que acontece na Rússia, entre 22 e 27 de agosto. Foram aproximadamente dois anos e mais de 4 mil horas de treino até vencer a nacional, disputada na última semana, no Espírito Santo.

Natural de Parobé e aluna do Senac Taquara, Bruna identificava-se com a profissão desde a infância.  “Desde pequena eu gostava de mexer com cabelo, fazia escova na minha mãe, penteados nas amigas da escola”, conta ela. Após vencer a nacional, Bruna declarou emocionada: “A sensação é de dever cumprido, mas também sei que preciso de muito foco e muito treino para garantir um bom desempenho na Rússia e representar muito bem o Brasil”.

Já a cozinheira Sofia, da Faculdade Senac Porto Alegre, escolheu a profissão aos 16, visto que sempre gostou muito de cozinhar e não se imaginava fazendo outra coisa: “Com aquela pressão sobre qual carreira deveria seguir, comecei a pesquisar sobre as minhas áreas de interesse e logo a gastronomia ganhou total atenção, procurei cursos e no início comecei a estudar em casa mesmo” – afirma. Com a vaga garantida para a competição internacional, Sofia também declarou que o foco está totalmente nos treinos: “Estou muito feliz com resultado! Agora é treinar muito até a Rússia”.

Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, o excelente desempenho do Estado é resultado do trabalho que vem sendo realizado. “É uma satisfação muito grande estarmos em primeiro lugar em Cabeleireiro e Cozinha, pois sabemos do investimento que os outros estados fazem e da importância que as competições têm tomado dentro do Senac. Novamente teremos representantes na WorldSkills, uma competição a nível internacional, quando teremos a oportunidade de compararmos a qualidade da nossa educação com outros países, o que eleva nossos serviços educacionais a um patamar de classe mundial”, complementa.

Além das gaúchas, o Senac terá representantes na WorldSkills de outros estados nas ocupações Cuidados de Saúde e Apoios Social (MG), Estética e Bem-Estar (SC), Florista (SC) e Serviços de Restaurante (RN).

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:

A competição é composta de etapas seletivas escolar, regional e nacional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado encontram-se na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...