Previna-se: Dicas para evitar a transmissão da gripe neste Inverno

20161220-gripe

Vem chegando a estação mais elegante do ano. O friozinho, dias chuvosos, chocolate quente, sopa de capeletti, filme, cobertor e a tão temida gripe. A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. O período de incubação dos vírus influenza varia entre um e quatro dias. A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia dor de cabeça, dores musculares (mialgia), tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

A transmissão pode ocorrer através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, espirrar e tossir ou por meio das mãos (tocando boca, nariz e olhos) após contato com locais contaminados. Mesmo com a vacina, evitar a transmissão é o melhor cuidado. Confira as dicas da docente dos cursos de saúde do Senac Caxias do Sul, Andressa da Silva, para evitar a transmissão da gripe:

– Lave as mãos frequentemente, principalmente antes das refeições ou de manusear alimentos (quando não for possível, use álcool gel);

– Utilize lenços descartáveis;

– Evite levar as mãos à boca, nariz e olhos;

– Mantenha ambientes ventilados;

– Evite locais com aglomeração de pessoas;

– Ao espirrar ou tossir proteja o rosto com o braço ou cotovelo;

– Evite compartilhar objetos de uso pessoal: cuia e bomba de chimarrão, batom, talheres, copos, entre outros;

– Mantenha os ambientes higienizados;

– Não ofertar telefone celular à crianças, devido a grande contaminação;

– Em contato com menores de seis meses: lave as mãos antes de manusear o bebê, evite dar beijos, principalmente nas mãos, não faça visitas se você estiver doente ou se teve contato com pessoas doentes recentemente.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...