Virada Sustentável Porto Alegre encerra 4ª edição com êxito

????????????????????????????????????

 

Maior festival de sustentabilidade e cultura da América Latina apresentou 175 atividades e atrações culturais gratuitas em três dias, de 5 a 7 de abril, em diversos locais da Capital gaúcha

4ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre, que aconteceu entre os dias 5 e 7 de abril, foi encerrada com grande adesão da comunidade e participação do público nas 175 atividades e atrações culturais oferecidas gratuitamente durante os três dias de festival.

Alguns números e resultados:

·         Mais de 2 mil pessoas envolvidas diretamente no evento, entre proponentes, oficineiros, artistas, técnicos, produtores e outros

·         Das 175 atividades, 66% foram propostas e realizadas por mulheres

·         22 bairros de Porto Alegre receberam 38 atividades da Virada

·         1,91 toneladas de CO2  neutralizado com o plantio de 13 árvores nativas da Mata Atlântica

·         242 Kg de resíduos coletados, 161 Kg reciclados (66%) em duas cooperativas de triagem (Coopertuca e CEA Vila Pinto)

·         Mais de 500 ciclistas participaram da Pedalada da Virada, realizada em parceria com o movimento Pedalegre

acessibilidade também foi um ponto alto do evento, que ofereceu 24 atividades – entre oficinas, seminário, cinema e espetáculos musicais e teatrais – com tradução de LIBRAS. Outro ponto forte foi o Seminário POA Inquieta na Virada Sustentável, que marcou a abertura do festival e contou com a participação de mais de 400 pessoas interessadas em discutir o futuro da cidade de Porto Alegre, abordando temas de economia criativa, inovação e sustentabilidade.

DSC_6423

Apesar do mau tempo – que prejudicou algumas atividades ao ar livre – a chuva não impediu que mais de 22 mil pessoas participassem da programação nos Ecopontos Associação Cultural Vila FloresCasa de Cultura Mario QuintanaParque da RedençãoCentro Cultural da UFRGSPraça Júlio Mesquita e Orla Moacyr Scliar, além de outros 25 locais descentralizados.

Em parceria com o CCUFRGS, a Virada amplia a oportunidade de visitação das duas exposições artísticas realizadas durante o evento. A interativa Os ODS na Virada – que conta com cinco obras sobre os ODS, em suportes manipuláveis pelo público – e a fotográfica O Mundo em Movimento – que traz 120 imagens de 31 fotógrafos de sete países sobre as migrações e os deslocamentos humanos – podem ser vistas a partir de segunda-feira, dia 15, no Centro Cultural da UFRGS, no Campus Central.

DSC_5516

Das atividades realizadas durante a 4ª edição da Virada, 157 foram escolhidas por meio de um edital de adesões e realizadas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas. Nessa edição, o Edital para Adesões teve recorde de atividades inscritas: foram propostos 419 projetos culturais, sociais, educativos e ambientais – o dobro da edição anterior.

O principal objetivo do evento é chamar a atenção para as diversas questões da sustentabilidade, adotando como referência a Agenda 2030 da ONU com seus 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nesta edição, a Virada abordou principalmente temas como a redução das desigualdades sociais (em especial as questões dos imigrantes e refugiados), consumo consciente, saúde e bem estar, parcerias, igualdade de gêneros mudanças climáticas.

Em 2019, a Virada Sustentável Porto Alegre foi apresentada pelo Ministério da Cidadania / Governo Federal e pela Braskem, com Patrocínio Master da Liberty Seguros | Patrocínio e chancela de Neutralização de CO2 do evento: CMPC | Patrocínio: UBER Eats | Apoio Empresarial: RBS TV e Zaffari | Realização: Instituto Virada Sustentável | Correalização: PMPA – Prefeitura Municipal de Porto AlegreSMAMS – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade | Parcerias: Governo do Estado do RS – Casa de Cultura Mário Quintana e Theatro São PedroCentro Cultural da UFRGSAssociação Cultural Vila FloresFundação GaiaFundação Iberê CamargoFecomércio-RS/Sesc/SenacNET Impact, Barco Cisne BrancoMovimento POA Inquieta | Apoio especial: UniRitter eNIC.br | Apoio de mídiaRBS TVBandNews e Metro Jornal Porto Alegre | App da Virada: POA Na Rua | Financiamento: Ministério da Cidadania / Governo Federal.

Site: https://www.viradasustentavel.org.br/poa

Facebook: www.facebook.com/viradasustentavelpoa

Instagram: @viradasustentavelpoa

Conheça os temas de 2019

ODS 3 – SAÚDE E BEM ESTAR – Palavras-chave: saúde física e mental, combate à doenças, acesso à tratamentos; qualidade do ar, da água e do solo; combate ao tabaco.

ODS 5 – IGUALDADE DE GÊNERO – Palavras-chave: igualdade de gênero; empoderamento de mulheres e meninas; direitos das mulheres, mulheres em cargos de liderança, diferença salarial, violência doméstica.

ODS 10 – REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES – Palavras-chave: desigualdade étnica, racial, religiosa, econômica; violência; imigrantes e refugiados.

ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS – Palavras-chave: empreendedorismo, feiras, brechós, orgânicos, negócios sociais, economia circular, negócios locais, matéria prima sustentável, trabalho justo.

ODS 13 – AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA – Palavras-chave: redução do desmatamento, preservação de florestas, agricultura de baixo carbono, mobilidade sustentável, gestão de resíduos, energias renováveis, mercado de carbono, acordo de paris.

ODS 17 – PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO – Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes, acordos internacionais, ecossistemas locais.

 DSC_5370

 

Histórico

A Virada Sustentável foi criada em São Paulo e está em sua 8ª edição na capital paulista. As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são regidas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Em Porto Alegre, a primeira edição da Virada ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quase três toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Assista aqui o teaser da primeira edição.

A primeira Virada Porto Alegre também realizou o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os vencedores clicando aqui). As iniciativas vencedoras participaram da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador.

2ª edição da Virada Sustentável aconteceu entre março e abril de 2017. O festival reuniu cerca de 200 atrações e atividades que foram realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos – espaços de encontro e mobilização durante a Virada Sustentável de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre.

Foram mais de 400 profissionais (entre ativistas, artistas, painelistas, ecochefs e empreendedores) envolvidos diretamente nas 205 atividades (177 atividades na programação da Virada e 28 atividades de adesões realizadas em locais próprios), que mobilizaram um público de mais de 30.000 pessoas. Acesse aqui o teaser da segunda edição.

terceira edição foi realizada em abril de 2018. Mais de 45 mil pessoas participaram desta edição, que envolveu mais de dois mil profissionais nas mais de 200 atividades oferecidas, em cinco Ecopontos e locais descentralizados. A 3ª Virada de Porto Alegre abordou os seguintes temas: redução das desigualdades sociais, educação de qualidade, cidades sustentáveis, consumo responsável, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes, e colaboratividade. O edital de adesões teve 204 projetos culturais, sociais, educativos e ambientais propostos, 35% a mais que na edição 2017. Destes, 126 foram escolhidos para ser realizados dentro da programação da Virada. Acesse aqui o teaser da 3ª edição.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...