Prefeitura mobilizou equipes para atendimentos após temporal de granizo em Caxias do Sul

 

6285accc-3ffa-4c9a-92f9-8d98f487b4e3

A prefeitura está prestando atendimento em diversos pontos de Caxias do Sul que registraram estragos causados pelo temporal de granizo da tarde de sábado (13/04). Os principais problemas registrados foram alagamentos e destelhamentos de casas, além de semáforos desligados por causa da falta de energia elétrica na cidade. Confira abaixo os trabalhos das secretarias:

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp): três equipes completas (cerca de 20 servidores) trabalham no socorro às residências. O granizo picotou as folhas e galhos de árvores que se misturaram com as pedras de gelo e com água em grande volume, causando a obstrução de centenas de bocas de lobo. Registro também de alagamento em duas salas comerciais no bairro Desvio Rizzo e de casas com grande quantidade de gelo. A situação se repete no bairro São Leopoldo e também as proximidades do Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos). As equipes também trabalharam com retroescavadeiras, pás e caçambas para limpeza das ruas.

85113b3a-c9f7-44f4-894e-46c16c0d12cf

Secretaria Municipal da Habitação (SMH): Destelhamentos em diversos pontos da cidade. Equipes estão distribuindo lonas e telhas.

Boletim da Defesa Civil Região Serra Gaúcha: aproximadamente 100 residências destelhadas. Corpo de Bombeiros distribuindo lonas e auxiliando na colocação e removendo fontes de risco em ruas e rodovias. Prefeitura Municipal fazendo doação de lonas e telhas e com equipe para auxílio à cobertura de residências. No total foram cerca de 160 casas destelhadas.

Sem registro de feridos, óbitos, desabrigados e desalojados. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) segue em contato para monitorar a situação.

Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM): Alguns semáforos na área central estão desligados pela falta de energia de elétrica na cidade. Secretaria entrou em contato com a concessionária de energia sobre a situação. Assim que a luz voltar, os semáforos devem voltar a funcionar.

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa): não recebeu nenhum pedido de agricultores por enquanto. Como tem poucas culturas em plena safra, não foram constatados prejuízos.

Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma): não recebeu nenhum pedido formal para retirada de galhos ou árvores caídas.

 

As secretarias seguem mobilizadas acompanhando as demandas que surgirem. A comunicação com os secretários e técnicos foi difícil, já que muitos estiveram em deslocamento ou em áreas de difícil acesso.

Foto Leandro Pavan

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...