Setor industrial de Caxias do Sul é fiscalizado pelo CREA-RS

Foto I - Blitz Caxias

Entre os dias 14 e 16 de maio, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) intensifica a fiscalização na área da mecânica e metalúrgica e segurança do trabalho das regiões de Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha.

A blitz visa garantir que apenas profissionais e empresas legalmente habilitadas sejam responsáveis pelos serviços técnicos prestados, além do cumprimento da legislação vigente.

Com a supervisão de Alessandra Borges, os agentes fiscais Adriana D’Agostini, Amauri Alves, Antonio Fernando Amarante, Gladis Boff, Gustavo Vaz, Heber Ferreira de Oliveira, Raquel Fortes Rodrigues e Sergio Durli vão verificar a responsabilidade técnica do PPCI, dos laudos de manutenção do SPDA, das instalações elétricas, PPRA e LTCAT, de inspeção das caldeiras, vasos de pressão, central de gás, certificado de calibração de equipamentos, de estanqueidade; manutenção de máquinas e equipamentos;

Segundo dados da RAIS/Ministério do Trabalho e FIERGS, Caxias do Sul é o maior parque industrial do Rio Grande do Sul e o segundo polo metalmecânico mais importante do Brasil. Só o setor metalúrgico reúne mais de 1,8 mil empresas na cidade e seus arredores.

Além disso, há significativa presença de fabricantes dos ramos de plásticos e da alimentação. A intensa atividade industrial na região eleva Caxias do Sul como a localidade em que mais ocorrem acidentes e doenças do trabalho no Estado. Entre 2012 e 2017, foram notificados 22.042 casos no município.

Desta forma, a ação de fiscalização tem o objetivo de verificar que as atividades técnicas estejam acompanhadas por profissionais e empresas devidamente habilitadas, garantindo, desta maneira, o cumprimento da legislação vigente.

CONHEÇA O CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS) é entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais, com sede e foro na cidade de Porto Alegre e jurisprudência em todo o Estado. No desempenho de sua missão, o CREA é o órgão de fiscalização, de controle, de orientação e de aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, em seus níveis médio e superior. Atualmente o Conselho, caracterizado como multiprofissional, possui 44 Inspetorias atuantes em todo o território gaúcho.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...