Aluno do Senac Caxias do Sul fica em primeiro lugar em competição estadual

2-Cozinha

O Senac-RS já tem os vencedores da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, realizada no Senac Tramandaí, na última semana (3 a 7/6). O evento reuniu 41 competidores de 24 Escolas de todo o Estado. Na ocasião, alunos das ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social (Técnico em Enfermagem), Estética e Bem-Estar e Serviços de Restaurante disputaram provas relacionadas as suas profissões.  O aluno do curso de Cozinheiro do Senac Caxias do Sul Guilherme da Rocha Müller ficou em 1º lugar na disputa com outras cidades.

Agora, Guilherme terá a chance de representar o Rio Grande do Sul em uma disputa nacional. Isso porque os primeiros colocados (1° e 2° lugar) de cada ocupação seguem treinando juntos para decidir quem representará o Estado na etapa nacional das Competições até um desempate, no próximo ano. Na etapa nacional, são escolhidos os melhores que irão para a WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, que acontecerá em Shanghai, na China, em 2021.

Para Guilherme, a conquista representa todo o esforço realizado. “Tive um treino intensivo, e apesar de eu ter que dividir o tempo do treino com meu antigo emprego, me esforcei muito.  Estava pronto para qualquer coisa. Acredito que dei o meu melhor na competição e por isso conquistei a medalha de ouro. Foi uma experiência que vou levar para minha vida. Aprendi muito, principalmente a lidar com situações de pressão e a tomar decisões rápidas para alcançar os meus objetivos. Agora é foco total e continuar me esforçando, pois só dei um primeiro passo e desistir nunca será uma opção”, coloca ele.

Durante a cerimônia de premiação, o diretor regional do Senac-RS, destacou o papel das Competições na Educação. “O mundo do trabalho exige de nós a capacidade de competir e de se comparar. Por isso valorizamos muito a WorldSkills: é a maior competição de educação profissional do mundo que reúne mais de 70 países e permite compararmos a qualidade da nossa educação com outros países como China, Japão, Estados Unidos. O Rio Grande do Sul e o Brasil têm se destacado em ambas as competições, ficando entre os primeiros do mundo, indicando que nossos resultados são de excelência”, complementa.

Confira a lista das escolas do Senac que participaram: Senac Bagé, Senac Bento Gonçalves, Senac Caxias do Sul, Senac Camaquã, Senac Canoas, Senac Centro Histórico (POA), Senac Comunidade (POA), Faculdade Senac Porto Alegre, Senac Gramado, Senac Gravataí, Senac Lajeado, Senac Novo Hamburgo, Senac Pelotas, Senac Santa Cruz do Sul, Senac Santa Rosa, Senac Santana do Livramento, Senac São Borja, Senac São Leopoldo, Senac Saúde (POA), Senac Taquara, Senac Tramandaí, Senac Viamão, Senac Rio Grande e Senac Uruguaiana.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional:

A competição é composta de etapas seletivas escolar, regional e nacional, sendo que os vencedores da etapa regional de cada estado participam da etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. Neste ano, duas alunas do Senac-RS, Bruna Rúpolo e Sofia Lerner, venceram a nacional, respectivamente nas ocupações Cabeleireiro e Cozinha. Agora, elas representarão o Brasil na WorldSkills na Rússia, no mês de agosto.

Já a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos em um país diferente, e reúne competidores de mais de 70 países. O evento é organizado pela WorldSkills International  e tem como objetivo mostrar, inspirar e incentivar jovens no mundo todo em relação às mais de 51 ocupações que participam das disputas. Mais informações pelo site www.senacrs.com.br/ competicoes.

RESULTADOS 

Cabeleireiro
3° lugar – Chayane Dias – Senac Camaquã
2° lugar – Fernando Belle Casagrande – Senac Bento Gonçalves
2° lugar – Brenda da Silva Fernandes – Senac Santa Rosa
1° lugar – Anna Luiza Ramos – Senac Centro Histórico

Cozinha
3° lugar – Gabriel Cavalheiro – Faculdade Senac Porto Alegre
2° lugar – Thiago Padilha – Escola Senac Pelotas
1° lugar – Guilherme da Rocha Müller – Senac Caxias do Sul

Cuidados de Saúde e Apoio Social
3° lugar – Rafaela da Silva Peixoto – Senac Rio Grande
2° lugar – Larissa Vitória Apollo – Senac São Leopoldo
1° lugar – João Victor de Ávila – Escola Senac Pelotas

Estética e Bem-Estar
3° lugar – Ketrin Nunes da Fontoura – Senac Canoas
2° lugar – Amanda Ribeiro – Senac Camaquã
1° lugar – Carielle Laísa de Oliveira Silveira – Senac São Leopoldo

Serviços de Restaurante
2° lugar – Richard Allan Bertolino – Senac Comunidade
1° lugar – Marlos Lorenzo da Rocha Freitas – Faculdade Senac Porto Alegre

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,6 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo http://www.fecomercio-rs. org.br/.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é “educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo”. Há 72 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 580 mil empresas. O Senac-RS já capacitou mais de 7 milhões de pessoas e possui 41 escolas de educação profissional, duas faculdades e 23 unidades de atendimento, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul. Além disso, é a única instituição de educação do Brasil a ganhar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Em 2017, também conquistou o Prêmio Ibero-Americano da Qualidade e, em 2018, celebrou o reconhecimento Melhores em Gestão, concedido pelo PNQ.

 

 

Foto João Alves

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...