Inaugurado na UCS, Writing Center apoia estudantes na produção de conhecimento na língua inglesa

Nas fotos: o cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, John Jacobs, e o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava; e os representantes do consulado junto com o reitor da UCS e a equipe do UCS Writing Center na inauguração do centro

Na foto o cônsul dos Estados Unidos em Porto Alegre, John Jacobs, e o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava; e os representantes do consulado junto com o reitor da UCS e a equipe do UCS Writing Center na inauguração do centro

A Universidade de Caxias do Sul entregou à comunidade acadêmica n segunda-feira, 10 de junho, o UCS Writing Center, centro de suporte à escrita acadêmica na língua inglesa pioneiro no estado, voltado a estudantes e professores da Instituição. As atividades já estão em andamento, na sala 309.3 do Bloco H.

O enfoque inicial do trabalho volta-se à organização e revisão de artigos científicos, resumos, apresentações, trabalhos de conclusão de curso, entre outros projetos na língua inglesa. A coordenadora do centro, a professora da Área do Conhecimento de Humanidades Maria Valésia Silva da Silva, explica que o objetivo é facilitar a divulgação de pesquisas e a produção de conhecimento na Universidade. “Entre os beneficiados estão os alunos de pós-graduação, em suas publicações em língua inglesa no Brasil e no exterior, em revistas internacionais”, exemplifica, lembrando que as avaliações dos cursos pelo Ministério da Educação também consideram a inserção internacional por meio de publicações científicas. Enquanto propõe a ampliação dessa inserção internacional, a ação também expande o acesso da comunidade acadêmica ao que é produzido internacionalmente.

 

Reitor e o Cônsul dos EUA em PoA - Foto Cláudia Velho

Reitor e o Cônsul dos EUA em PoA – Foto Cláudia Velho

Além da coordenadora, a equipe é composta pela coordenadora adjunta, professora Sabrina Bonqueves Fadanelli, e pelas assistentes de ensino de língua inglesa Jackeline Nicole King, Jessica June Parker, Lea Love-Moore e Michele Stephanie Carreño. O grupo integra o Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA) para Projetos Institucionais – que resulta de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Comissão Fulbright.

O Writing Center na UCS se desenvolveu a partir de julho de 2018, quando a instituição sediou a 16ª BRAZ-TESOL International Conference, conferência da maior associação de professores de inglês do Brasil, e denota a mobilização institucional voltada à inserção e cooperação internacional no meio acadêmico. O projeto teve apoios como do U.S Department of State, por meio da regional english language officer Jennifer Uhler, com informações e materiais de pesquisa relacionados, e da Universidade Federal do Paraná – UFPR, a partir dos professores Ron Martinez e Daniel Persia, que atuam no centro de assessoria na língua inglesa na instituição. O centro ainda conta com o incentivo do consulado americano e de programas como as bolsas Fulbright.

Os atendimentos ocorrem a partir de agendamento, que inicialmente ocorre a partir da página do Writing Center no Facebook: facebook.com/UCSwritingcenter.

Inauguração

A solenidade de abertura do UCS Writing Center, na tarde desta segunda-feira, contou com a presença do chefe da Seção de Imprensa, Educação e Cultura do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, cônsul John Jacobs, que agradeceu a parceria que se estabelece com a Instituição. “Queremos apoiar iniciativas para facilitar a internacionalização das universidades brasileiras”, afirmou.

O reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, celebrou os parceiros e ressaltou a satisfação pelo novo espaço, que permitirá potencializar a escrita didático-pedagógica e a produção de papers, também materializando o projeto de internacionalização da Universidade. “Esta é mais uma peça no quebra-cabeças da internacionalização da UCS. Muitas outras estão sendo realizadas: disciplinas em inglês como meio de instrução e disciplinas de escrita acadêmica em Língua Inglesa. Com certeza estamos no caminho certo”, complementou a coordenadora do Writing Center, professora Maria Valésia.

Na oportunidade, as assistentes de ensino de língua inglesa também falaram sobre o envolvimento com a proposta e a disponibilidade de apoiar estudantes e docentes para além das atividades acadêmicas, em suas habilidades gerais no idioma.

Escritório EducationUSA na UCS

Durante a agenda do representante consular John Jacobs em Caxias do Sul, que incluiu uma palestra na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços – CIC Caxias, também houve o anúncio do projeto de abertura do primeiro EducationUSA do interior do Estado, a ser instalado na UCS. O EducationUSA consiste em uma rede global de Centros de Orientação do Departamento de Estado Americano, que atua no compartilhamento de informações sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA, apoiando a comunidade nas relações educacionais.

Crédito Cláudia Velho

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...