Ilustrador promove projeto humanizado “Caricaturando Emoções” de pacientes internados no Hospital Geral

Imagem: Cartunista André Ilustras retratando o paciente Claudino José Coppinger. Crédito: Luana Dutra

Imagem: Cartunista André Ilustras retratando o paciente Claudino José Coppinger. Crédito: Luana Dutra

Há dois meses, o Hospital Geral de Caxias do Sul conta com o projeto “Caricaturando Emoções”, pensado e elaborado pelo cartunista André Ilustras. A iniciativa é desenvolvida gratuitamente nos setores de internação adulto, com atenção especial para a área oncológica. Quinzenalmente, sempre nas sextas-feiras, André percorre os setores, encantando os pacientes e acompanhantes com o seu trabalho.

A ideia surgiu em 2016, quando André acompanhou a sua mãe no tratamento contra o câncer no HG. O voluntário relata ter se surpreendido positivamente com o atendimento recebido no Hospital, especialmente por se tratar de uma Instituição destinada à assistência à saúde dos usuários do SUS. O sentimento de gratidão pelo atendimento à familiar o motivou a desenvolver um projeto com os pacientes: a partir da atuação como cartunista, identificou a possibilidade de retratar os pacientes, oportunizando o registro de um momento de descontração durante o período de internação hospitalar.

André relata que a ação traz alguns desafios. Um deles, que é transpor a apatia dos pacientes ao contato inicial com o seu trabalho, é superado no momento em que a pessoa vê o resultado final e se reconhece nos traços desenhados. “A mudança da expressão do paciente ao receber o desenho mostra que o meu trabalho é importante e faz a diferença”, explica o ilustrador.

O paciente Claudino José Coppinger, 68 anos, internado há duas semanas no HG, foi presenteado com sua ilustração feita por André. Com um sorriso no rosto, Claudino conta que se sentiu muito especial no momento em que era desenhado. “É uma atividade diferente, fiquei muito feliz por ter esse registro”, expõe o paciente.

O trabalho de André é voluntário e realizado junto à área de Recreação Terapêutica do Hospital. Com o setor, cerca de 70 voluntários da comunidade promovem diversas atividades para pacientes e seus familiares de forma fixa.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...