Pelotas é palco para álbuns de família

GILMAR MACCAGNAN 1 (83)

O fotógrafo Gilmar Maccagnan, especialista em retratar famílias, tem como objetivo a afirmação da beleza e sua permanência no decorrer do tempo. É por isso que faz com que suas fotografias captem e eternizem os melhores ângulos, as mais belas imagens e os sorrisos mais arrebatadores, tudo isso, retratado num grande abraço. Na elaboração de suas fototelas, busca o registro da intimidade entre pais e filhos, mulheres ou bebês, construindo com seus wall portraits, verdadeiras declarações do poder de comunicação do afeto.

Com uma vocação geracional iniciada pelo avô, mãe e pai que também trabalharam com fotografia, esse ofício vem sendo reafirmado há 35 anos. Neste período, contabiliza mais de 80 mil fototelas, originadas de 30 mil sessões de estúdio. Com dezenas de agentes espalhadas em 23 países, seu portfólio inclui atuações no Brasil e principalmente no exterior, dentre eles Colômbia, Equador, Guatemala, Costa Rica, Chile, Argentina, Uruguai Espanha e Estados Unidos. Só no México contabiliza 10 mil sessões fotográficas, em 25 anos por lá conquistou em 2016 o prêmio “México En Tus Manos”, distinção que lhe foi concedida no Senado da República, dada aos profissionais que colaboram para melhorar a sociedade mexicana, entre vários outros prêmios internacionais.

_K7A6614

Maccagnan tem uma questão que o acompanha. Trata-se de uma espécie de mote ou desafio artístico derivado da pergunta “Qual deveria ser o quadro mais importante da nossa casa?” A resposta ele dá compondo imagens preciosas pois as paredes das casas são suportes para muitas emoções estéticas:

 “Onde muitas pessoas veem uma parede vazia, eu vejo uma grande oportunidade de expressão”, responde, determinado a fazer de suas fototelas um espaço de permanência de sentimentos positivos e agregadores dos núcleos familiares.

 Segundo o seu autor, suas fotos buscam a aura de poder dos personagens de suas fototelas. Ele acredita que elas têm vocação para ajudar as pessoas a serem ainda mais felizes, topo de todas nossas ações na vida. São verdadeiros painéis com mensagens subliminares falando de integração, respeito, legado e carinho por nossos afetos. Para a composição destes retratos, Gilmar se vale de uma complexa “engenharia criativa” aplicando seus conhecimentos como diretor de arte, escultor e enterteiner.

Outra de suas exclusividades é a técnica artesanal de imprimir fototelas, que parte do pôster fotográfico, com revelação química, que será laminado e prensado sobre tecido. Esse substrato ganha relevos e texturas, com aspectos pictóricos. Na confluência desta técnica e de uma bela imagem, nascem verdadeiras peças de luxo, estética e poder ao mesmo tempo.

É por estas nuances que Gilmar Maccagnan afirma uma extensa carreira de sucesso. Solicitado por celebridades, políticos e famílias reais nos países que percorre pelo mundo, acredita que seus fotografados buscam em seu trabalho um legado que navega entre o clássico e o contemporâneo, afirmado pela qualidade e pelo resultado de bom gosto. Assim, em cada trabalho realça a beleza, qualifica o visual de seus modelos, sejam famílias inteiras, mulheres ou bebês.

O artista cita as pinturas rupestres de 30 mil anos atrás como prova conclusiva da necessidade humana de reverenciar a herança familiar através de imagens.

Sem pretensões de pregar qualquer discurso polêmico, ele observa que vivemos num mundo que impressiona por sua rápida transformação e algumas supostas inversões de valores. E é justamente nesse ponto que ele acredita que suas fototelas, além de decorar, também servem aos pais como um reforço do compromisso, e aos filhos, como um poderoso guia para projetar suas próprias futuras famílias.

Foto Gilmar Maccagnan.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...