39ª Prêmio UCS/Sultextil: vencedor propõe reflexão sobre indústria x manufatura

Trabalho vencedor Prêmio UCS Sultextil. Crédito Roger Clots

Trabalho vencedor Prêmio UCS Sultextil. Crédito Roger Clots

 

Acadêmico Weslei Carlesso, que já havia se destacado pela conquista do Prêmio UCS Cootegal Design de Moda no ano passado, desta vez foi premiado com uma viagem a Paris no período das principais feiras internacionais da Moda. Menção honrosa foi concedida à acadêmica Juliana Gasperin da Silva

A semana é de movimento no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul: após a entrega do Prêmio Cootegal Design de Moda na última segunda-feira, dia 9 de junho, foi reservada à 25ª Maratona de Moda, que apresentou a criatividade dos novos talentos do curso de Tecnologia em Design de Moda em diferentes desfiles. Sob o tema Metamorfose, a programação convidou a refletir sobre as constantes mudanças que fazem parte da vida, incluindo as produções dos acadêmicos nos Trabalhos de Conclusão de Curso e na disciplina Laboratório de Criatividade, além da 39ª edição do Prêmio UCS/Sultextil. O vencedor, o acadêmico Weslei Carlesso, foi premiado com uma viagem a Paris com estadia de uma semana para visitar as principais feiras do setor têxtil.

Weslei Carlesso, vencedor Prêmio UCS Sultextil- Crédito Roger Clots

Weslei Carlesso, vencedor Prêmio UCS Sultextil- Crédito Roger Clots

A Fumaça Anuncia

A premiação resulta de uma parceria com a tecelagem Sultextil, iniciada em 1999, que desafia os novos criadores a inovarem no desenvolvimento de peças conceituais a partir de tecidos de última geração, de lançamento da empresa. O júri, composto por profissionais renomados do setor da Moda – Ana Mery Sehbe de Carli, Fernanda Nascimento Daudt, Isabela Capeto, Jorge Alexandre Amaro e Marilete Deitos Alquati – avaliou portfólio criativo e técnico em criatividade, fidelidade ao tema e execução da peça, além de produção e desfile.

Laboratório de Criatividade. Maratona de Moda 2019 - Roger Clots

Laboratório de Criatividade. Maratona de Moda 2019 – Roger Clots

Com a coleção A Fumaça Anuncia, o vencedor Weslei Carlesso propôs a reflexão sobre a guerra travada entre indústria e manufatura. “Uma alternativa em meio a tantos problemas no setor da moda”, conforme aponta. Tecidos de poliéster vendidos ao metro, retalhos e até mesmo upcycling de um vestido de noiva formaram peças que remontam à indumentária do século XIX, momento que descreve como glorioso para a revolução industrial. Modelagens confortáveis, costuras que unem trabalho à máquina e manual, balancim, plissado feito à mão e com prensa, além de ferragens, estão entre os artifícios que o estudante utilizou para dar vida ao casamento de opostos. “Para o look Sultextil – formado por por blazer/jaqueta, chemise, cinto, saia e uma máscara – o foco foi respeitar a malha circular e seus propósitos, e ao mesmo tempo explorar novas possibilidades”. Weslei agradece a oportunidade de participar do concurso, “um dos grandes exemplos que temos da boa relação entre academia e indústria”, parabenizando a organização e seu comprometimento com o avanço dos setores de moda e a valorização dos novos profissionais que, a partir da oportunidade, ingressam ainda melhores no mercado. Não é a primeira vez que o estudante se destaca na programação de eventos do curso, já que conquistou a primeira colocação no Prêmio UCS Cootegal Design de Moda no ano passado, pelo trabalho “Culto à coisa velha”.

Menção honrosa foi concedida à acadêmica Juliana Gasperin da Silva. Crédito Roger Clots

Menção honrosa foi concedida à acadêmica Juliana Gasperin da Silva. Crédito Roger Clots

Bioconecto

Nesta edição do Prêmio UCS/Sultextil, a menção honrosa foi concedida à acadêmica Juliana Gasperin da Silva a partir de uma produção da coleção Bioconecto, que aborda a relação entre os seres humanos através da tecnologia. “Como ela já faz parte de nossas vidas e nos torna onipresentes pela velocidade e interatividade das conexões, dentro desse viés os seres humanos se tornam nômades virtuais”, considera. A estudante explica que o look apresentado valoriza a malha em suas diferentes texturas, trabalhado em uma silhueta oversized com pequenos truques destyling que reverenciavam os influenciadores de massa desde os anos 90, com o boomda internet. “Conquistar um prêmio no final do curso é imensamente gratificante, pois valoriza um trabalho árduo de pesquisa, criação e desenvolvimento feito com muito carinho e amor pela profissão. Além de estar entre colegas muito talentosos e competentes! Muito honrada!”.

Trabalhos de Conclusão de Curso. Maratona de Moda 2019 - Roger Clots

Trabalhos de Conclusão de Curso. Maratona de Moda 2019 – Roger Clots

Também apresentaram suas produções, na premiação, os acadêmicos Bruna Ramos Foscarini Roggia, Taisy Maria Scremin, Marina Raiama Telles, Raquel Lira, Fernanda Rossato Pasqual, Gabriela Donati e Sabrina Vargas de Sousa.

Trilha Sonora

Os desfiles do concurso foram embalados por uma trilha sonora especial, apresentada ao vivo pelos acadêmicos da disciplina Percussão – Tópicos A, do curso de Licenciatura em Música da UCS. A iniciativa, orientada pela professora Cristiane Ferronato, teve a participação dos alunos Caio Busetti, Eduardo Marcon e Maicon Basso.

Trabalhos de Conclusão de Curso

Ao final de três anos de formação, os graduandos desenvolveram uma coleção de vestuário, apresentando portfólio para avaliação e desfile com três looks. Participaram os estudantes Bruna Ramos Foscarini Roggia, Fernanda Rossato Pasqual, Gabriel Mazzuco Bressiani, Gabriela Donati, Juliana Gasperin da Silva, Marina Raiama Telles, Raquel Lira, Sabrina Vargas de Sousa, Taisy Maria Scremin e Weslei Carlesso.

Disciplina Laboratório de Criatividade

Nessa edição, as produções foram pensadas a partir do tema números, com o desenvolvimento do potencial criativo dos alunos através de exercícios que culminaram em um desfile. Participaram os estudantes Andressa de Figueredo, Débora Peruffo, Isabella Corá Necchi, Ketlyn Rettore Garbin, Marina Paludo de Negri, Rafaela Antunes de Menezes e Rosana Luisa Modena Burlin.

Crédito: Roger Clots

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...