Roteiros educativos no Mato Sartori oportunizam vivências a estudantes

IMG_2474

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) conduziu, no dia 11/07, um grupo de aproximadamente 30 pessoas da Escola Municipal Madre Assunta no roteiro educativo do Mato Sartori, nobairro Jardim América. A atividade foi desenvolvida pelo setor de Educação Ambiental e busca mostrar aos estudantes a flora do espaço e sua importância para o meio ambiente. As crianças, que estudam no bairro Jardim Oriental, estão no 7º ano do Ensino Fundamental.

O roteiro no Mato Sartori é uma das atividades que o setor realiza com a comunidade. Espécies variadas fazem parte da rota, proporcionando aos estudantes uma visão mais detalhada das plantas. Um dos exemplos é o pau-brasil, que muitos conheciam apenas pelos livros de história. Os jovens também aprenderam sobre leis que protegem araucárias, cedros, xaxins e outras espécies. Foram explicadas, ainda, as relações ecológicas que algumas plantas possuem, como as bromélias nas árvores.

IMG_2494

“É importante porque eles veem na prática tudo que a gente trabalha em sala de aula, como biomas, relações entre seres vivos, se são benéficas ou não. Também antecipou o que vamos trabalhar, que é a questão das plantas. Assim, já conseguiram ver a forma de reprodução, se tem macho ou fêmea, e tudo isso vai despertando a curiosidade”, explica André da Silveira, professor há 19 anos.

Mato Sartori

O parque é uma área de 6,6 hectares localizada na rua Borges de Medeiros. Propriedade de Miguel Moretto, o terreno passou para sua filha Agnes, que casou-se com Ludovico Sartori. Assim, a área ficou conhecida como o Mato dos Sartori. Em 1991, foi sancionada a lei que criou o Parque Municipal Mato Sartori. O local foi inaugurado em maio de 2010, tornando-se um centro de educação ambiental em meio à vegetação nativa.

Lá são encontradas coleções de espécies nativas da região como araucária, chal-chal, xaxim, além de bromélias e cedros. O passeio inclui a passagem por uma pinguela, de 15 metros, sobre uma nascente, e um mirante que oferece uma visão da cidade em meio à natureza.

Educação Ambiental

O setor da Semma possui atividades e ações voltadas para todas as idades, sempre focando na preservação do meio ambiente de forma lúdica. Além do passeio no Mato Sartori, são feitos roteiros no Jardim Botânico, palestras e projetos como o Plantar e Colher – Hortas Urbanas, incentivando o cultivo de plantas.

Os projetos são voltados para toda a comunidade e podem ser agendados pelo telefone (54) 3901.1445, ramal 220. Atualmente, os roteiros são focados para estudantes, mas quem desejar fazer a trilha guiada pode agendar e participar junto das instituições.

 

 

 

Foto Maria Antônia Nery

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...