Smapa coleta amostras para o XXII Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva

VINHOS CANTINA TONET - _PCS9058-Editar - julho 04, 2018 - Adriano Chaves

O processo para conhecer os melhores vinhos e sucos de uva do município já começou. A Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa) terminou de coletar as amostras para a XXII edição do Concurso dos Melhores Vinhos e Sucos de Uva de Caxias do Sul nesta sexta-feira (12/07). Os técnicos da Smapa iniciaram o trabalho no último dia 05 de julho. O concurso, realizado pela Smapa em parceria com a Rede de Vinícolas de Caxias do Sul (Revinsul), tem 34 vinícolas cadastradas, que concorrerão ao prêmio de melhor produto da região.

Flávio Hillebrand, engenheiro agrônomo da Smapa, comenta sobre a consolidação do evento. “O concurso se solidifica cada vez mais como um marco na evolução constante da qualidade do vinho caxiense, contribuindo na valorização e divulgação da cadeia produtiva da uva e do vinho”, declarou. Sete categorias serão premiadas: tinto, branco e rosado de mesa; branco e tinto vinífera; tinto vinífera engarrafado e suco de uva.

IMG_0235

IMG_0310

A próxima etapa do concurso é a codificação dos vinhos. A etiqueta de identificação de cada garrafa da bebida é retirada, com isso nenhum avaliador saberá quem produziu o produto, garantindo a transparência no momento da avaliação.

Antônio Pedro Michelon, 65 anos, morador de Santa Justina, Primeiro Distrito, tem tradição no concurso: participou de todas as edições e já ganhou 15 prêmios. Michelon produz 130 mil litros anuais de variedades como tinto bordô, branco niágara, carbenet sauvignon, entre outras. “Produzimos uvas dentro do padrão, com uma alta qualidade. É muito importante quando recebemos esses prêmios, porque é o reconhecimento do nosso trabalho”, conta o produtor.

Já o Luizinho Lizzot, 49 anos, mora em Santa Justina e também tem experiência no concurso. O vitivinicultor participa há 22 anos, exibindo em sua estante 15 troféus. Lizzot elabora 150 mil litros por ano, nas variedades branco niágara, bordô lorena e isabel. “Procuramos produzir sempre o melhor. Se o vinho não tem qualidade, não vai para frente”, avaliou.

As bebidas terão avaliação sensorial de aproximadamente 21 enólogos, enófilos, agrônomos especialistas em vinhos e representantes de laboratórios especializados nos dias 23, 24 e 25 de julho. Em seguida, os vinhos selecionados passarão por uma análise enológica. A premiação ocorrerá em um jantar com a participação da população e das vinícolas inscritas, em 31 de agosto, na comunidade Conceição da Linha Feijó. Os ganhadores poderão solicitar o selo “Vinho de Caxias do Sul”.

Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 75. Mais informações pelo telefone (54) 3290.3800 ou diretamente na Smapa, na rua Moreira César, 1686, bairro Pio X, das 8h às 11h30 e 13h às 17h.

Fotos: Ruan Alves e Adriano Chaves

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...