Quindim em terras mineiras para falar de literatura e resistência

Volnei Canônica - Presidente do Instituto de Leitura Quindim - Crédito Gabriela Bento Alves

Volnei Canônica – Presidente do Instituto de Leitura Quindim – Crédito Gabriela Bento Alves

A 4ª edição da Primavera Literária de Belo Horizonte, Minas Gerais, acontecerá entre os dias 15 e 18 de agosto, das 10h às 22h, no Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. O evento é uma realização da Liga Brasileira de Editoras – LIBRE que já realiza há 19 anos esse projeto na cidade do Rio de Janeiro.

A Primavera Literária é uma das principais iniciativas voltadas para o fomento à produção literária e ao hábito da leitura. A 4º edição, em BH, se caracteriza por uma feira literária com diversos autores e mais de 40 editoras e uma programação cultural totalmente gratuita que inclui batalha de slam, contação de histórias, debates, oficinas e seminários.

Nos últimos anos, o mercado editorial vem sofrendo com a crise econômica, educacional e cultural que o país está enfrentando. Foi pensando em discutir esse cenário que a Primavera Literária pensou toda a programação.

O presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica foi convidado para fazer parte da mesa de debate A construção de um caminho comum para bibliotecas e mercado editorial, que acontecerá no dia 15 de agosto, às 11h30, na sala 206, do CCBB. Contribuindo com o tema da mesa também estarão Samuel Medina – Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Guilherme Relvas – ex-Diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do extinto MinC, Viviane Maia  – Gerência de Bibliotecas da Secretaria Municipal da Educação. A mediação será de Rosana Mont’Alverne – Mestre em Educação e editora fundadora da Aletria

 

“Pensar num caminho comum que fortaleça as bibliotecas e o mercado editorial é de extrema importância. Eles atuam diretamente para que o livro chegue na mão do leitor. Estamos muito felizes em participar desse evento e compartilhar como  o Quindim está contribuindo no fortalecimento dessas àreas.”, comenta Volnei Canônica, presidente do Instituto de Leitura Quindim.

Segundo a presidente da Libre Raquel Menezes “Um dos objetivos do evento é mostrar toda a bibliodiversidade que as editoras independentes promovem por meio de seu trabalho. Pensando nisso preparamos uma programação que contempla mesas sobre o mercado editorial, atividades infantis, um seminário para professores e mesas para o público em geral.”

A programação completa do evento pode ser conferida no link: http://bit.ly/PrimaveraLiterariaBH

Libre tem por missão preservar a bibliodiversidade no mercado editorial brasileiro por meio do fortalecimento do negócio da edição independente e constitui-se como uma rede de editores colaborativos em busca de reflexão e ação para a ampliação do público leitor, do fortalecimento das empresas editoriais independentes, e da criação de políticas públicas em favor do livro e da leitura.

Instituto de Leitura Quindim é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária e conta com uma equipe de profissionais voluntários empenhada na missão solidária de “garantir o direito à educação e à cultura, por meio da formação de leitores e da promoção do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas no Brasil e no Exterior”.

Foto Gabriela Bento Alves

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...