Aprovada a inserção do ensino de Libras na rede municipal de educação

2019-06-26- Rodrigo Beltrão - Gabriela Bento Alves (1)

Inserir o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na rede municipal de educação, é o objetivo do projeto de lei 84/2015, assinado pelo vereador Rodrigo Beltrão/PT e aprovado por maioria (20 X 1), na sessão ordinária de 13/08. A proposta se direciona para pessoas surdas e ouvintes, além de garantir o acesso dos pais de alunos, nas instituições. O texto seguirá para a sanção do prefeito.

Entre outros pontos, a matéria enfatiza que a Libras já se constitui como língua oficial do país. Disciplina sobre a formação de docentes, para garantir o pleno ensino de Libras. Se a medida for sancionada pelo prefeito, os sistemas de ensino terão três anos para cumprirem as exigências.

No debate de hoje, que antecedeu a votação final, Beltrão reiterou a necessidade da aplicação do ensino de Libras, nas escolas. Enquanto isso, o vereador Rafael Bueno/PDT, mesmo reconhecendo o mérito da iniciativa, atentou que o autor da proposta deveria ter mobilizado a comunidade surda, a fim de garantir a efetiva aplicação da futura lei.

O único voto contrário coube ao líder do governo municipal na Casa, o vereador Renato Nunes/PR. Na ótica dele, por mexer na estrutura de educação, uma proposta desse teor deveria partir do Executivo, e não do Legislativo.

Foto Gabriela Bento Alves

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...