Museu Municipal recebe exposição “Olhai os Lírios do Campo – 80 anos”

20190905_145826 (1)

O Museu Municipal recebe, na próxima segunda-feira (09/09), a exposição da Associação Cultural do Acervo Literário de Érico Veríssimo “Olhai os Lírios do Campo – 80 anos”. A mostra faz parte da programação prévia da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul e comemora os 81 anos de lançamento do livro do escritor gaúcho. A curadoria é de Maria da Glória Bordini.

Essa exposição comemorativa apresenta 17 painéis relacionados a Érico Veríssimo e sua obra, 11 capas de “Olhai os Lírios do Campo” (em diversas línguas) e sete exemplares raros. A primeira edição do livro é de 1938 e foi publicada pela Editora Globo, alcançando um sucesso inesperado. A obra foi reeditada várias vezes e alcançou a marca de mais um milhão de exemplares vendidos. Porém, o escritor nem sempre foi apreciado pelos críticos literários, apesar de sua extrema popularidade.

Ao longo do enredo de “Olhai os Lírios do Campo”, o autor cria personagens que vivem o conflito entre segurança e felicidade. “Essa obra é um divisor de águas na carreira do autor. Ter a oportunidade de apresentar e dialogar sobre esse escritor e sua notável obra literária com nossos visitantes é uma oportunidade única. Dessa forma, também seguimos a proposta da Feira do Livro deste ano, que assinala: Você é o que você lê”, comentou a diretora da Divisão de Museus, Daniela Fraga.

A exposição é uma realização do Acervo Literário Érico Veríssimo (Alev), do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Centro Cultural da UFRGS e do Departamento de Difusão Cultural (DDC). Também tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Divisão de Museus da Secretaria Municipal da Cultura (SMC).

Escolas e/ou grupos interessados em visitar a exposição podem realizar o agendamento junto ao Museu Municipal, pelos telefones: (54) 3221-2423 ou (54) 3215-4445.

Serviço

O quê: Exposição Olhai os Lírios do Campo – 80 anos”

Quando: 09 de setembro a 03 de novembro

Horários de visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 11h às 17h

Onde: Museu Municipal de Caxias do Sul

Fotos: Divulgação

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...