Núcleo de Economia Criativa da Microempa retorna de visita técnica ao Porto Digital de Recife

recife

Referência de ação coordenada entre governo, academia e empresas, o Porto Digital de Recife é um dos principais ecossistemas de inovação do país e atrai todos os dias entusiastas e profissionais de criatividade e tecnologia, entre eles a comitiva do Núcleo Setorial de Economia Criativa da Microempa que visitou o parque urbano instalado no Centro Histórico do Bairro do Recife Antigo, entre os dias 24 e 29 de agosto.

O grupo de nove empresários realizou visitas técnicas nas empresas e instalações do parque. O objetivo da missão era entender como a integração entre iniciativa privada e os órgãos públicos fomenta o ecossistema de inovação e tecnologia da cidade e qual o impacto social do empreendimento no Centro Histórico do Recife. A área de cerca de 170 hectares estava degradada até o início dos anos 2000 e tinha pouca importância para a economia local. Com a criação do Porto Digital, a área agora atrai empresas a nível mundial e os principais profissionais de tecnologia do país.

“A cidade oferece a estrutura e o ecossistema de inovação rodando em sintonia com uma imensa preocupação com o impacto social que esse tipo de movimentação traz para o crescimento econômico, a melhoria dos espaços públicos e a revitalização da cidade” destaca Gabriela Casagrande, coordenadora do Núcleo Setorial de Economia Criativa, ao apontar outro exemplo inovação e transformação visitado: o Armazém da Criatividade.

Armazém da criatividade

Armazém da criatividade

O Armazém é uma unidade do Porto Digital na cidade de Caruaru  que serve como hub de suporte para o desenvolvimento de produtos, com uma estrutura de consultoria, inovação e suporte técnico, conectando comunidade e empresas.

Participaram da comitiva as empresas caxienses Bonsai Consultoria, Estação A Design, Xeque Mate, Cia da Alegria, Agência Moça, Vix Viagens, Evool Soluções e Tecnologias, Roval Seguros e Tuti Arquitetura. A visita é parte do projeto Empreender Competitivo, realizado pela CACB com apoio do SEBRAE, programa que busca o fortalecimento das empresas, por meio do apoio aos núcleos setoriais.

O Núcleo

O Núcleo Setorial de Economia Criativa é um grupo voluntário formado por 25 empresas do ramo criativo de Caxias do Sul com o objetivo de incentivar o cooperativismo e promover oportunidades e crescimento aos seus participantes, por meio de capacitações, participação em feiras e eventos. Conscientizar sobre a importância do capital humano nesta nova era dos negócios também é um dos objetivos do grupo. A economia criativa envolve áreas em que a qualidade e o valor do trabalho estão relacionados ao talento das pessoas que o fazem, e não ao capital que ela possui. Para envolver a comunidade nestas ideias o grupo organiza anualmente o Fórum de Economia Criativa.

Caxias do Sul|RS, 09 de setembro de 2019

Microempa

Assessoria de Imprensa

Coordenação de Conteúdo: Adriana Silva (54) 99114.5054

Atendimento: Alison Oliveira (54) 99201.4812

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...