Setembro Verde: ações marcam mês de conscientização e combate ao câncer colorretal

0.252498001489680416

Doença que afeta cerca de 33 mil pessoas todos os anos, o câncer colorretal é o segundo mais frequente entre mulheres – após o de mama – e o terceiro entre homens – após os de próstata e pulmão. Para conscientizar a população e combater a enfermidade, que atinge sobretudo pessoas com mais de 40 anos, diversas ações estão previstas para este mês, considerado o “setembro verde”.

Gastroenterologista do Hospital Moinhos de Vento, Leonardo Wagner Grillo destaca que o histórico familiar é a principal causa desse tipo de câncer. “Isso deve ser observado desde cedo, aos 45 anos, com a realização de colonoscopia”, apontou o especialista, observando que o procedimento pode reduzir em até 90% o risco da doença.

Na próxima quinta-feira (12), das 9h às 11h e das 14h às 16h, será realizada uma ação de conscientização no Térreo do Bloco B do Hospital (rua Tiradentes, 333). Aberto à comunidade, o encontro apresentará hábitos que ajudam a prevenir o câncer no intestino – como uma dieta rica em cálcio e fibras e a diminuição do consumo de carne vermelha, defumados, conservantes, corantes e alimentos industrializados. Evitar cigarro e bebidas alcoólicas, realizar atividades físicas regularmente e controlar o sobrepeso também são costumes importantes para afastar o risco.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...