Cerca de 350 pessoas participam da 11ª Maratona de Contação de Histórias na Feira do Livro

Maratona Contação de Histórias Feira do Livro - 0008 - 02 de outubro de 2019 - Elisa Ambrosi
Dois destaques da 35ª Feira do Livro é a 11ª Maratona de Contação de Histórias e o 3º Seminário de Contadores de Histórias de Caxias do Sul, que aconteceram na quarta-feira (02/10). Cerca de 350 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, participaram das sessões pela manhã, no Teatro Municipal Pedro Parenti e no palco principal da feira. No total, foram 12 horas de programação com o tema “Histórias de lugares longínquos e tempos distantes”.
As atividades iniciaram às 9h com as canções e a animação da mineira Rosana Mont’Alverne e seguiram com a alegria e criatividade de Bárbara Catarina. A maratona se estendeu até às 21h e contou também com a participação dos contadores Andrea Viviana Taubman, Gislayne Avelar de Matos, Léla Mayer, Marco Haurélio, Sônia Luz e Róger Castro.
Maratona Contação de Histórias Feira do Livro - Elisa Ambrosi

Maratona Contação de Histórias Feira do Livro – Elisa Ambrosi

 

“A contação de histórias é algo que me faz muito feliz, pois eu considero uma porta de entrada mágica para as crianças se conectarem à literatura. Eu tinha uma vontade imensa de participar desse evento e este ano surgiu a oportunidade. E a minha expectativa não só se confirmou, como ultrapassou de longe o que eu imaginava ser essa Feira do Livro de Caxias do Sul. Estou encantada!”, comentou Andrea Taubman, uma das contadoras.
Foto Elisa Ambrosi

Foto Elisa Ambrosi

“Eu achei legal, bem interessante, divertido, engraçado, e me distraiu bastante. Nem vi o tempo passar”, descreveu a aluna Isabely, de 11 anos, que participou da ação.
A escritora Sônia Luz conta que acompanha a Feira do Livro de Caxias do Sul há muitos anos pela paixão que tem por esse movimento cultural. “Ver essas crianças lotarem esse espaço, aplaudirem, vibrarem junto, ficarem reverberando o valor da literatura. Todo esse envolvimento com grupos de alunos é fantástico. É para entendermos que só tem uma forma de ampliar conhecimento, conhecer o mundo, a cultura, que é através da leitura e desses espaços maravilhosos”, relatou.
Ainda nesta quarta-feira, no Teatro Municipal Pedro Parenti, às 19h, tem o 3º Seminário de Contadores de Histórias com um bate-papo entre os participantes e é também aberto ao público. Das 20h às 21h, acontece o encerramento da 11ª Maratona de Contação de Histórias. As duas atividades fazem parte do Programa Nacional de Leitura (Proler).
26º Proler
O programa ocorre em Caxias do Sul desde 1994 com o objetivo de oferecer condições de reflexão sobre as práticas leitoras, articulando-as de forma crítica e criativa com outras expressões culturais. A iniciativa também elabora ações promotoras e multiplicadoras de leitura, além de reunir especialistas em literatura para partilhar suas experiências e vivências em um seminário de discussão.
O Proler tem como público-alvo professores, bibliotecários, mediadores de leitura e alunos do magistério, mas qualquer pessoa da comunidade interessada também pode participar.
Foto Elisa Ambrosi e Ana Paula Rossi (créditos nas fotos)

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...