Cassina recebe representantes do Sindijus

2019-10-11- Presidente recebe Sindijus - Gabriela Bento Alves (6)

 

Na manhã desta sexta-feira (11/10), o presidente do Legislativo caxiense, Flavio Cassina/PTB, recebeu os representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindijus), Daniel Eduardo Svboski, André Colai, Jerônimo Fernandes, Paulo Mazui e Alcyone Rosa. Além do presidente, a diretora-geral da Casa, Grégora Fortuna dos Passos, também acompanhou o encontro.

Desde setembro, o judiciário gaúcho está em greve. Os servidores querem uma resposta do poder Judiciário ao projeto de lei 93/2017, que, caso aprovado, deve extinguir os cargos de oficial escrevente do quadro funcional do TJ-RS, substituindo-o por um cargo de técnico judiciário. A medida pode afetar mais de 3,5 mil servidores. Outra reivindicação da categoria é o reajuste salarial, que está há cinco anos congelado. Além disso, os servidores pedem reajuste do auxílio-alimentação e do valor ressarcido aos oficiais de justiça por despesas de condução.

Os servidores ainda temem o deferimento de Ações Diretas de Inconstitucionalidade, movidas pelos governos Rigotto e Sartori, que questionaram reposições salariais de 8,13% (gestão de Sartori) e 8,69% (gestão de Rigotto). Se julgadas procedentes, elas poderão ocasionar perda de até 21% na remuneração dos trabalhadores.

O Presidente Flavio Cassina se preocupa com a situação, já que pode interromper a carreira de oficiais escreventes e prejudicar a sociedade. Dessa forma, a Câmara Municipal, por meio dos vereadores, vai elaborar uma moção de apoio às demandas dos servidores e à retirada do projeto de lei da pauta da Assembleia Legislativa. Caso aprovada, a moção deverá ser encaminhada ao presidente da Assembleia, deputado Luís Augusto Lara, às bancadas e aos deputados estaduais, e ao presidente do Tribunal de Justiça, Eduardo Zietlow Duro.

 

Texto e imagens: Gabriela Bento Alves

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...