“O Acendedor de Esperanças” chega à Capital Gaúcha na programação do ‘Freireando Porto Alegre’

Na foto, Marisa e marido Vison - Arquivo Pessoal

Na foto, Marisa e marido Vison – Arquivo Pessoal

A professora e doutoranda em Educação Marisa Formolo, que organizou a obra, convida para a sessão de autógrafos, às 15h de sábado (19/10), na Faculdade de Educação da UFRGS

 

 “O ACENDEDOR DE ESPERANÇAS – Paulo Freire em Caxias do Sul em 1984” terá sessão de autógrafos na Capital Gaúcha, no próximo sábado (19/10), das 15h às 17h. Será na sala 102 (150) da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, B. Farroupilha), durante a programação do “FREIREANDO PORTO ALEGRE”. A obra é organizada pela professora e doutoranda em Educação (UFRGS) Marisa Virginia Formolo Dalla Vecchia com participação de coautores e publicada pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs).

De essência documental e histórica, o livro registra momentos da passagem de Paulo Freire por Caxias do Sul, nos dias 29, 30 e 31 de maio de 1984, quando reuniu milhares de pessoas nos antigos Cinema Ópera e Ginásio Pedro Carneiro Pereira; e na UCS; relatos de práticas docentes guiadas pela pedagogia proposta pelo educador pernambucano, que é considerado Patrono da Educação Brasileira (Lei 12.612/2012); e testemunhos e reflexões de pesquisadores em torno de sua teoria. Dividida em quatro partes (INDIGNAÇÃO, AUTONOMIA, PROTAGONISMO e RE-SIGNIFICAÇÃO), a obra também traz um pouco da trajetória desse que é um autor de destaque mundo afora e cujo pensamento busca abrir horizontes para que educandos se tornem críticos, amorosos e sujeitos coletivos construtores da sua e da história da sociedade.

Sessão Aut O Acend Esp-FeiraLivro19 - Arquivo Pessoal (4)

É um livro para quem acredita na boniteza da esperança e na força do conhecimento que move as pessoas e a sociedade para um mundo justo e para uma vida digna a todos. “Muitas palavras proferidas por Freire à época em que esteve em Caxias, há 35 anos, ressoam fortes porque continuam tão necessárias e exercendo papel de incentivo principalmente a profissionais que seguem empenhados no campo da educação”, observa Marisa, ao explicar os motivos que a levaram a organizar o livro e ao convidar a população para sessão de autógrafos, agora em Porto Alegre.

QUEM É MARISA FORMOLO

Movida pela indignação e pela esperança crítica, Marisa Virginia Formolo Dalla Vecchia viveu o ensino e a pesquisa na periferia de Caxias do Sul desde 1967 e, junto com as comunidades, percebeu o quanto a práxis de Paulo Freire dialoga com as pessoas que lutam pelo direito à cidadania. Na década de 1980, abraçou e participou ativamente de movimentos por direitos humanos, propósito que sempre conversou com o legado freireano e que alimenta a esperança de quem se vê à margem da sociedade. Como nunca parou de confiar na força do conhecimento, desde a época que viveu na colônia até hoje, Marisa segue dando voz às suas indagações e buscando respostas na ciência e na vida.

Mestre e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi professora e uma das fundadoras da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), além de docente e pró-reitora de Pesquisa e Extensão na Universidade de Caxias do Sul (UCS), coordenando grandes eventos, como as Semanas de Educação e o Ciclo de Debates em que Paulo Freire palestrou para educadores e para a comunidade caxiense, em maio de 1984.

Com formação em Filosofia e Pedagogia pela UCS, Marisa foi deputada estadual na Assembleia gaúcha (2007 a 2014), prefeita em exercício e vice-prefeita de Caxias do Sul (1997 a 2000), secretária municipal da Educação e secretária da Segurança Alimentar e Inclusão Social (2002 a 2004). A docente acredita na pedagogia freireana como processo para a transformação social, a partir da educação, mas não apenas. “Para que a educação aconteça e seja fonte de transformação de uma sociedade, é necessário o exercício dos direitos básicos à vida humana digna para todos, priorizando os excluídos, os esquecidos, os oprimidos”, afirma Marisa, que é caxiense nascida no dia 9 de novembro de 1946, na comunidade de Nossa Senhora da Rocca, Caxias do Sul/RS, Brasil.

 

PROGRAME-SE:

O QUÊ? Sessão de autógrafos do livro “O ACENDEDOR DE ESPERANÇAS – Paulo Freire em Caxias do Sul em 1984, organizado pela professora e doutoranda em Educação (UFRGS) Marisa Virginia Formolo Dalla Vecchia com participação de coautores, e publicado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs)

DATA: 19 de outubro de 2019

HORÁRIO: das 15h às 17h

LOCAL: Durante a programação do “Freireando Porto Alegre”, na sala 102 (150) da Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110, B. Farroupilha, em Porto Alegre/RS)

INVESTIMENTO (valor do livro): R$ 20

“[…] Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me

consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do

saber que devo ensinar, se não brigo por este saber[…]”. (Texto extraído do livro Pedagogia da Autonomia,

de Paulo Freire, 1996, p. 103).

Foto arquivo pessoal

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...