Estudante da Escola Municipal Vereador Marcial Pisoni é selecionado para 26ª Jornada de Foguetes

????????????????????????????????????

Nilson de Sales Cezar, 14 anos, é estudante do 8º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Marcial Pisoni, no bairro Bela Vista, e participa há três anos da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e também da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Medalhista em todas as edições em que competiu, neste ano, Nilson foi selecionado para participar da 26ª Jornada de Foguetes, evento que ocorre no Rio de Janeiro, no mês de dezembro, e é exclusivo para os 500 estudantes com os melhores alcances na Mostra.

O evento será na cidade de Barra do Piraí, em um hotel fazenda reservado para a atividade. A programação começa no dia 9 e vai até 12 de dezembro. Lá, os jovens terão oficinas de observação noturna do céu, dois lançamentos de foguetes e terão que apresentar a sua própria “jornada” pelas competições para uma banca de avaliação. Destes lançamentos, os melhores alcances, entre todos os estudantes presentes, serão premiados com troféus e medalhas.

“Estou muito feliz. Desde o meu primeiro ano na Olimpíada, eu tentei me empenhar ao máximo, porque eu achei bem legal mesmo. No primeiro lançamento, foi uma experiência esplêndida, algo que eu nunca tinha visto antes. E agora na Jornada eu quero tentar alcançar um bom posicionamento, se não o primeiro, o segundo ou o terceiro lugar”, comenta Nilson.

Quem irá junto com o estudante será a professora de Ciências, Daiana Pellenz, que o acompanhou em todas as atividades desenvolvidas nas Olimpíadas, e a diretora da escola, Daiane Verza. A Prefeitura de Caxias do Sul auxiliou na compra das passagens aéreas das servidoras e a instituição escolar está organizando rifas e um brechó para arrecadar dinheiro para pagar as despesas do jovem na viagem.

Segundo a professora, além de ser gratificante, toda a escola está contente e torcendo para que Nilson volte com um troféu. “É uma satisfação enorme para mim como professora dele. É realmente muito importante termos um estudante convidado para um evento nacional. Isso mostra que o trabalho que estamos fazendo é valorizado. O Nilson é um menino que merece muito, é um estudante super dedicado”, afirma Daiana. Além de Nilson, outros seis estudantes da Escola Vereador Marcial Pisoni foram medalhistas prata e bronze, sendo três na OBA e três na MOBFOG.

Anteriormente, a Jornada de Foguetes selecionava apenas estudantes de Ensino Médio, mas nas últimas edições abriu a oportunidade também para o Ensino Fundamental.

Foto Carolina Canton

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...