Acadêmicos promovem jantar beneficente na Escola de Gastronomia da UCS

jantar beneficente

Iniciativa ocorre em apoio ao Projeto África, desenvolvido pelo padeiro Alex Duarte Ribeiro na aldeia africana de Quelimane, em Moçambique

Formandos e docentes do curso de Tecnologia em Gastronomia do Programa UCSTec, da Universidade de Caxias do Sul, promovem a primeira edição do Jantar Beneficente da Escola de Gastronomia da UCS no dia 22 de novembro, às 20h. Além de propor aos estudantes a experiência prática dos conhecimentos adquiridos em aula, marcando o encerramento da trajetória formativa, o evento foi criado em apoio a iniciativas de profissionais da Gastronomia que influenciam positivamente a vida das pessoas.

Nesta edição, o lucro será revertido ao Projeto África, desenvolvido pelo padeiro Alex Duarte Ribeiro, da Padoca do Alex, localizada no Rio de Janeiro. Suas atividades ocorrem na aldeia africana de Quelimane, em Moçambique, onde ensina aos moradores a produção de pães de fermentação natural. Dedicado à iniciativa desde 2017, e após muitas fornadas improvisadas no chão, Alex angariou recursos para montar uma padaria na aldeia, que hoje alimenta 120 pessoas – 80 crianças e vulneráveis e 40 idosos assistidos por missões religiosas no país.
Além do benefício social do projeto, segundo a coordenadora do curso de Gastronomia da UCS em Caxias do Sul, professora Bruna Dachery, a escolha envolve o simbolismo histórico relacionado ao pão, “alimento que existe há milhares de anos e está presente nas mesas dos principais restaurantes do mundo, nos lares de todas as classes sociais, assim como nas ruas e mercados populares”.
O jantar na Escola de Gastronomia será harmonizado com vinhos da região e os ingressos, que custam R$ 110 por pessoa, podem ser adquiridos nas secretarias da ESLAG (em Flores da Cunha) e do Programa UCSTec (Bloco M do Campus-Sede, em Caxias do Sul). Saiba mais pelos telefones (54) 3292.1188, (54) 9 9924.1678 e pelo e-mail secretariaucstec@ucs.br.

Cardápio
Antepasto: pão italiano com levain, grissini piemontesi (palitos crocantes), focaccia com tomate cereja e manjericão, panzanella, azeitonas verdes condimentadas, caponata, antepasto de berinjela, copa, chutney de manga picante, caprese com tomate cereja, geleia de chardonnay e sálvia, queijo vaccino romano, salame e queijo serrano.
Menu: risoto com bacon de cogumelo em decoração de queijo, filé mignon grelhado com ervas aromáticas, batatas gratinadas, panna cotta com frutas silvestres e biscoito com amêndoa.
FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...