UCS celebra sexta edição do Natal em Família no dia 14 de dezembro

Concerto Natal em Família

Concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul será gratuito e aberto à participação da comunidade. Espetáculo terá participação do Coral da Unimed, do grupo de teatro UEBA Produtos Notáveis e dos solistas convidados Paola Dellazeri e Beto Vianna

A sexta edição do Natal em Família na UCS ocorre no dia 14 de dezembro, sábado, às 20h30, no Centro Cívico do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul. O concerto da Orquestra Sinfônica da UCS terá a participação do Coral Unimed, do grupo de teatro UEBA Produtos Notáveis, e dos solistas convidados Paola Dellazeri e Beto Vianna. A entrada é franca e aberta à comunidade.

No repertório, estão contempladas diversas músicas que trazem reflexão e alegria, e que guardam relação com o Natal e com o ano que se aproxima. A ideia é propagar uma mensagem positiva de amor, fraternidade, solidariedade, fé e esperança em dias melhores.

Na ocasião, haverá a disponibilização de cadeiras e a distribuição de pipoca, algodão-doce, picolés, balas e toucas natalinas. O evento também terá a tradicional queima de fogos e a chegada do Papai Noel – em caso de chuva, o concerto será realizado no UCS Teatro.

O Natal em Família na UCS é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o apoio cultural da Unimed Nordeste-RS. O espetáculo também terá o apoio da UCS FM, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul – CDL e da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas – ADCE.

Repertório:

  • Vem que está chegando o Natal (J.s. Coots/H. Gillespie/Arr. Sandro Souza)
  • Dias melhores (Jota Quest/Arr. Sandro Souza)
  • O Natal existe (Edson Borges/Arr. Sandro Souza:)
  • Natal todo o dia (Roupa Nova/Arr. Davi Coelho)
  • Hark the Herald Angels Sing (F. Mendelssohn-Bartholdy)
  • Adeste Fideles das Canções de Natal de todo o Mundo (Alfred Hülsberg)
  • The Prayer (D. Foster/C. B. Sager/A. Testa/T. Renis/Arr. A. Ostrovski Jr.)
  • Meu menino (Jesus Roberto Carlos/Arr. Davi Coelho)
  • Reis do Oriente (J. H. Hopkins/ Arr. Davi Coelho)
  • Ária da Suite Nº 3 (J.S. Bach)
  • Jingle Bells (James Lord Pierpont/Arr. Alfred Hülsberg)
  • Natal das Crianças (Blecaute/Arr. Davi Coelho)
  • Boas Festas e Noite Feliz das Canções de Natal de todo o Mundo (Alfred Hülsberg)
  • Marcas do que se foi (Os Incríveis/Arr. Sandro Souza)

Solistas: Paola Delazzeri e Beto Vianna
Coral Unimed – Regente: Ivan Montanha
Grupo UEBA Produtos Notáveis
Regência: Maestro Manfredo Schmiedt

Serviço:
Natal em Família na UCS
Data: 14 de dezembro de 2019 – sábado
Horário: 20h30
Local: Centro Cívico da UCS – Campus-Sede
Entrada Franca

Contatos: Setor de Desenvolvimento Cultural da UCS – SDEC: (54) 3218-2610 / Manfredo Schmiedt (Diretor Artístico): (51) 99656-9450 / Moacir Lazzari – Coordenador da OSUCS: (54) 99917-6095 / Cristina Nora Calcagnotto – Setor de Desenvolvimento Cultural: (54) 99142-5030

Sobre a Orquestra Sinfônica da UCS: A Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul – OSUCS – integra os vários programas que a Universidade possui em prol da formação artístico-cultural da cidade e da região. Iniciou suas atividades em outubro de 2001, com um concerto no dia 22 de novembro do mesmo ano, e, desde então, busca fomentar a música de concerto para contribuir no desenvolvimento cultural do indivíduo, com vistas no resultado coletivo, agindo em prol da construção de uma sociedade culturalmente enriquecida. Sua estrutura é formada pela coordenação artística, pela equipe produção e apoio, e pelos músicos, distribuídos entre cordas, madeiras, metais, percussão e piano, e suas atividades são planejadas com a finalidade de estabelecer um papel educativo e social, afinadas com as diretrizes da instituição Universidade de Caxias do Sul. A OSUCS tem como objetivo a formação e a consolidação de uma cultura artística constante, com influência na rotina das pessoas, no âmbito local e regional. Atua fomentando a cultura, a difusão artística com ações de acesso à música de concerto, e o intercâmbio com maestros, solistas e grupos convidados, nacionais e estrangeiros. Em 2016, a Orquestra completou 15 anos de existência com uma significativa trajetória, tanto para a Universidade, como para Caxias e para o estado do RS. Em 2014, a OSUCS recebeu o prêmio Referência Educacional da 20ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do RS e Federasul. No mesmo ano, a OSUCS lançou seu primeiro CD, e, em 2015, seu primeiro DVD, com a participação da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul. Seu segundo CD foi lançado em dezembro de 2017. A coordenação geral da Orquestra é de Moacir Lazzari e a direção artística é do maestro Manfredo Schmiedt.

Sobre o Grupo de Teatro UEBA Produtos Notáveis: O Grupo Ueba Produtos Notáveis surgiu da inquietação artística de seus fundadores, em 2004, quando perceberam que era possível, e talvez necessário, levar teatro para ambientes não convencionais. Através de diferentes experimentações e linguagens teatrais, o grupo descobriu que esse seria o caminho: levar um teatro autoral e marcante para diversos públicos utilizando a comicidade como agente de reflexão. Nesta linha, seja no teatro de palco ou no de rua, o Ueba segue realizando sua pesquisa artística e cultural sob coordenação dos fundadores Jonas Piccoli e Aline Zilli. Em suas pesquisas, destacam-se as montagens de “Zão e Zoraida” (2007), “O Auto da Alta” (2007), “A Megera Domada” (2009), “Felinícias” (2010), “O Bom Quixote – Delírio Urbano” (2011), “O Incrível Caso do Sumiço das Letras” (2012), “Radicci e Genoveva” (2012), “A Mãe e o Monstro” (2013), “A Mordaça” (2013), “Circo ZeZ” (2014) e “As Aventuras do Fusca a Vela” (2015), mantendo oito dessas peças no repertório do grupo. Ao longo de sua trajetória, o grupo circulou pelo Brasil marcando presença em alguns dos principais festivais de teatro, e também participou com espetáculos em eventos no Chile, Venezuela e Itália. Sua trajetória é reconhecida através de diversas premiações que incentivam a continuidade do trabalho, como o Prêmio FUNARTE Artes Cênicas na Rua 2012 e o Prêmio FUNARTE Carequinha de Estímulo ao Circo 2015, além das premiações locais e estaduais. No ano de 2014, o grupo assume como sede o Moinho da Cascata e age em sua revitalização, criando o “Centro Cultural Moinho da Cascata”. A partir de 2016, passa a promover e coordenar um encontro voltado para as artes cênicas na rua, o “FESTEAR – Festival de Teatro de Rua”, em Caxias do Sul/RS. Além da criação, produção e circulação de seus espetáculos, o grupo buscar atuar ativamente na construção de um novo cenário para o teatro, seja através de políticas públicas ou da democratização da arte.

Sobre a solista Paola Dellazeri: A cantora iniciou sua vida musical aos seis anos de idade, quando ingressou em um coro infantil na escola em que estudava – Colégio São José (Caxias do Sul). Desde então, tem estudado técnica vocal e música com diversos professores de Caxias do Sul, Porto Alegre, São Leopoldo e Florianópolis. Vem trabalhando como cantora profissional em eventos desde 2002, em âmbito nacional e internacional. A cantora também possui experiência em prática orquestral na comemoração dos vinte anos da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, em julho de 2017. Em 2012, iniciou um projeto voltado a casamentos e eventos, com o pianista Gabriel Lopes, intitulado Piano e Voz, no qual desenvolve a função de cantora. O projeto Piano e Voz já se apresentou em diversas cidades do Rio Grande do Sul e também em São Paulo. Paola é graduada (laureada) em Licenciatura em Música, com ênfase em canto, pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é mestranda (previsão de conclusão em julho de 2018) em Música da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), onde atua na área de Musicologia/Etnomusicologia. Desde 2011, trabalha com educação musical, desenvolvendo funções como: professora de canto, técnica vocal e música, e preparadora vocal de coros, já tendo atuado como regente. Em seu currículo, traz a participação em gravações de jingles para rádio e CDs de importantes artistas locais. Em 2012, cantou na abertura oficial da Festa Nacional da Uva. No projeto de gravação do CD “Empírico”, o qual submeteu como proponente através do Financiarte, Paola Delazzeri desempenha as funções de cantora (intérprete) e compositora das letras e linhas melódicas.

Sobre o solista Beto Vianna: Começou sua carreira musical aos 13 anos, difundindo a cultura e música folclórica brasileira pela América Latina ao longo de uma década. Vocalista e compositor da banda Underload, em 2014 lançou o segundo álbum de sua carreira, pelo qual foi premiado como melhor vocalista no Prêmio da Música da Serra Gaúcha, em 2016. É professor e produtor musical e atua em Caxias do Sul e região.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...