UCS | Exposição reúne memórias afetivas do acervo de arte do Campus 8

IMG_4177

Primeira mostra deste ano na unidade universitária apresentará 53 obras produzidas por artistas de diferentes gerações – todos eles conectados, profissional ou afetivamente, com a história da Universidade de Caxias do Sul

Primeira mostra deste ano no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, a exposição Memórias Afetivas no Acervo apresenta a partir da próxima terça-feira, 18 de fevereiro, 53 obras que integram o acervo de arte da unidade universitária. Em comum entre os artistas, está a ligação profissional ou afetiva com a UCS no decorrer de sua história, especialmente com os cursos de licenciatura e bacharelado em Artes Visuais.

Com curadoria das professoras Mara Galvani e Silvana Boone, e organizada por um de seus cursos pioneiros, o de Artes Visuais, a exposição homenageia a Universidade no mês em que a Instituição completa 53 anos. Na seleção, o público poderá conferir obras em diferentes linguagens, técnicas e temáticas, com suportes diversos, que ilustram a multiplicidade dos processos criativos que permearam as produções durante a vida acadêmica ou profissional dos artistas.

IMG_4176

Com entrada franca, o período de visitação se estende até 6 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30. Será a primeira ocasião em que o acervo do Campus 8 estará reunido para visitação na Galeria – seguindo a prática de instituições de arte e universidades em diferentes partes do mundo, o acervo ficará à mostra em diferentes espaços do Campus 8 durante o ano.

Entre os artistas, alunos e egressos da UCS, de graduação e pós-graduação, professores e ex-docentes, participantes de exposições individuais ou coletivas da Galeria de Arte do Campus 8; integrantes do Clube de Gravura; ministrantes e participantes dos cursos do Atelier Livre ligado à UCS; e artistas que ajudaram a construir a história dos cursos de Artes Visuais da UCS, representando a arte de Caxias do Sul e região nos cenários regional, nacional e internacional.

Artistas: Adalberto Kaminski (in memoriam), Amaro Albuquerque, Ana Vergamini, Beatriz Balen Susin, Bruno Éder, Celso Bordignon, Clara Koppe, Dioneia Balbinot, Elisa Zattera, Evenir Comerlatto, Felix Bressan, Fernanda Comandulli, Flávia Tronca, Gelson Soares, Genoveva Parmeggiani Finkler, Glaucis De Morais, Gustavo Pozza, Jane De Bhoni, Jaqueline Pauletti, Julia Aguiar, Juventino Dal Bó e Marcos Vinícius D. Cruz (in memoriam), Kewin Grando, Lidia Stangherlin, Lissandro Stallivieri e Janete Kriger (kriger-stallivieri), Mádia Bertolucci, Mara Galvani, Marciah Casal, Margarete Beatriz Zanchin, Maria Do Carmo Verdi, Maria Helena Wagner Rossi, Mariana Silva, Marinês Busetti, Maurício Morandi, Mayta Pasa, Myra Gonçalves, Natália Bianchi, Nicole Martinato, Nilton Dondé, Odilza Michelon, Pitch, Rafael Dambrós, Remy De Araújo Soares (in memoriam), Rita Brugger, Rosali Plentz, Sergio Lopes, Sinara Maria Boone, Thaila Rossi Silveira (LIA Trei), Valdir Dos Santos, Valéria Rheis, Vera Martini, Véra Stedile Zattera, Verlu Macke e Vitor Senger.

IMG_4163

A realização é da Universidade de Caxias do Sul – por meio da Pró-Reitoria Acadêmica, Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura, curso de Artes Visuais – com apoio do Programa Arte na Escola/Polo UCS, da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, da Cooperativa Vinícola Nova Aliança e do Pastifício Giulian.

Serviço

Exposição Memórias Afetivas no Acervo

Quando: de 18 de fevereiro a 6 de março

Onde: Galeria de Arte do Campus 8 da UCS

Entrada franca

Mais informações: (54) 3289.9000

Foto Silvana Boone

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...