Páscoa | Receita para a Sexta-Feira Santa

Foto Divulgação Senac/RS

Foto Divulgação Senac/RS

A sexta-feira santa está quase aí e uma forma de aproveitar com a família essa data comemorativa, ainda mais em momento de quarentena é fazendo uma receita deliciosa, contando com a ajuda de todos. Por isso, a docente da área de Gastronomia do Senac Bento Gonçalves, Fran Badalotti, preparou duas receitas de peixe para esse momento tão especial ficar ainda melhor. Confira:
Filé de Tilápia em crosta de gergelim ao molho de maracujá
Ingredientes:
1 kg de filé de tilápia sem pele
150 g de gergelim branco cru
100 g de gergelim preto cru
Óleo
Sal, pimenta e limãoà gostoModo de preparo: Cortar a tilápia em postas (pedaços) de 150 gramas, temperar com sal, pimenta e limão. Misturar o gergelim branco e preto, passar um dos lados da tilápia no gergelim. Aquecer uma frigideira com um pouco de óleo para grelhar os filés de tilápia. Primeiro o lado da tilápia com a crosta de gergelim, quando estiver dourado vire para grelhar o outro lado.

Molho de maracujá

Ingredientes:
1 maracujá
½ xícara de suco concentrado de maracujá
½ xícara de água
1 xícara de açúcar (pode ser menos se preferir)

Modo de preparo: Retirar a polpa do maracujá com as sementes e colocar em uma panela. Acrescentar os demais ingredientes e deixar ferver até engrossar.

Acompanhamento: arroz branco, legumes na manteiga, purê de mandioquinha ou batatas assadas.

Peixe grelhado com molho de manteiga, amêndoas e raspas de limão
Ingredientes:
500 gramas de filé de Tilápia (ou o peixe da sua preferência)
150 gramas de manteiga
100 gramas de amêndoas laminadas e torradas
1 limão siciliano (raspas)
2 (suco) limões taitis (um para temperar o peixe e o outro para o molho)
Sal, pimenta, farinha de trigo, óleo ou azeite de oliva QB (quanto baste; ao seu gosto).Modo de preparo: Limpar e cortar os filés de tilápia em postas médias. Temperar com sal, pimenta e suco de limão. Passar o peixe na farinha de trigo e bater com a palma da mão retirando o excesso da mesma. Aquecer uma frigideira, colocar um pouco de óleo e grelhar o peixe dos dois lados, até obter uma cor dourada. Enquanto o peixe fica pronto, prepare o molho: derreter a manteiga em uma frigideira ou panela pequena, acrescente as amêndoas, as raspas e o suco de limão, o sal e a pimenta. Dispor o molho por cima dos filés de tilápia grelhados.

Batatas assadas

Ingredientes:
500 gramas de batata branca
Sal, pimenta, azeite de oliva, orégano, alecrim e tomilho QB (quanto baste; ao seu gosto)

Modo de preparo: Lavar e cozinhar as batatas inteiras (com a casca). Quando estiverem macias (não moles), retirar e cortar em gomos. Temperar com sal, pimenta, alecrim, orégano, tomilho e azeite de oliva. Levar para o forno a 180°, para dourar.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...