Políticas Públicas e Mercado Editorial estarão em discussão no “Quindim Entrevista”

Isol Misenta

Segundo dados da pesquisa mais recente do Painel do Varejo de Livros no Brasil, produzida pela Nielsen e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), ao comparar os faturamentos de 2019 e de 2018, a queda foi 6,21% no ano passado.

Atento às dores do mercado editorial e as discussões sobre Políticas Públicas, em tempos de isolamento social devido à pandemia do coronavírus, o “Quindim Entrevista” traz luz sobre a essas questões, nas conversas que ocorrerão com a deputada federal Fernanda Melchionna, o editor Leonardo Neto e o escritor Pedro Guerra, nos dias 27 e 29 de abril e 1º de maio, respectivamente.

O “Quindim Entrevista” é uma série de lives, no Instagram do Instituto, que acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 21h, com 50 minutos de duração cada e aos sábados, às 16h, com convidados internacionais. O bate-papo conta com nomes importantes das áreas da literatura, educação, cultura e da infância, que falam sobre suas obras, experiências e áreas de atuação.  As entrevistas são ministradas pela equipe do Quindim.

Confira a programação completa:

– 25/04 Isol Misenta: A autora, ilustradora e cantora argentina Isol ganhou em 2013 um dos maiores prêmios do mundo de literatura infanto-juvenil, o Astrid Lindgren Memorial Award (Alma), concedido pelo governo sueco. Ela publicou 22 títulos, que foram traduzidos em 18 línguas. Na conversa com a equipe do Instituto, Isol vai falar da carreira como uma das ilustradoras mais premiadas e reconhecidas na Literatura Infantil, sobre o mercado internacional e a ilustração na América Latina além de música.

– 27/04 Fernanda Melchionna: Bibliotecária graduada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) tem especialização em História do Brasil Contemporâneo pela UniRitter-RS. Em 2009 como vereadora de Porto Alegre, foi propositora do Plano Municipal do Livro e da Leitura na cidade, com ações e metas de descentralização, ampliação do acesso à leitura, formação de mediadores e leitores. Em 2010 foi homenageada com o troféu Amigo do Livro da Câmara Riograndense do Livro pelo trabalho em defesa do livro e do direito do autor. Atualmente, Fernanda é presidente da Frente Parlamentar Mista do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas na Câmara dos Deputados. Na conversa desta segunda-feira, irá falar sobre os projetos de lei do setor que estão em vigor e as propostas da Frente Parlamentar para diminuir os impactos do coronavírus no mercado editorial.

– 29/04 Leonardo Neto: Jornalista, graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do mesmo estado. Depois de uma carreira de mais de 15 anos em comunicação corporativa e assessoria de imprensa na área Cultural, ele assumiu, em 2014, como editor-chefe do PublishNews, o maior portal de informações e de notícias sobre o mercado editorial brasileiro. Desde então, esteve na cobertura de importantes eventos como as feiras do Livro de Frankfurt, de Londres, de Sharjah, e de Buenos Aires. Em 2016 foi convidado pelo governo alemão para compor uma missão de editores brasileiros naquele país e, em 2019, foi eleito um dos três melhores jornalistas no mundo na cobertura do mercado editorial pela Feira do Livro de Londres e pela UK Publishers Association. Foi júri do Prêmio Jabuti no ano de 2019. No bate-papo com o Quindim, Leonardo desenhará um panorama sobre como as editoras, os livreiros e os artistas estão enfrentando esse período de isolamento social, além de fazer uma análise de como estava o mercado editorial e uma prospecção futura.

– 01/05 Pedro Guerra: Autor de 12 livros e empreendedor. Formado em Comunicação Social pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) é pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Liderança-Inovação-Gestão pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Cronista do jornal Pioneiro ganhou diversos prêmios nas áreas de contos, crônicas e poesias, sendo o principal o prêmio Açorianos de Literatura, pelo livro Precisava de Você. Participou de todo o processo criativo dos lançamentos dos seus últimos livros, trabalha ainda ministrando cursos, bem como realizando visitas em escolas, feiras e outros eventos, onde promove a formação de leitores. Em oito anos de carreira, mais de 35 mil estudantes já foram impactados com os trabalhos de Pedro. Na live de sexta-feira, o autor vai falar do seu trabalho e de como o artista independente, que não conta com a grande mídia e o mercado nacional, está buscando alternativas para lidar com este momento atípico.

Todxs contra coronavírus

Vale lembra ainda que o Instituto conta com o canal http://bit.ly/TodxsContraCoronavirus, que convoca escritores, ilustradores, contadores de histórias, professores, artistas de diferentes áreas, profissionais de gastronomia, psicologia e saúde, entre outros, que tenham boas ideias de entretenimento com atividades educativas, lúdicas e saudáveis para que crianças e familiares possam aprender e se divertir em casa, no período da quarentena.

 

Sobre o Quindim:

O Instituto de Leitura Quindim foi inaugurado em 2018 a partir de um desejo do idealizador Volnei Canônica, de formatar um espaço democrático onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade, além de conteúdos teóricos sobre esse universo. Empréstimo de livros, contação de histórias, exposições, encontros com autores e lançamento de livros, cursos, seminários, curadorias, assessoria de eventos literários e oficinas, são algumas das atividades gratuitas ou com custo acessível, disponíveis no instituto tanto para agendamento com grupos escolares e universitários, quanto para a comunidade em geral.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...