Leitura | “Quindim Entrevista” homenageará o Dia das Mães

Quindim Entrevista Foto de Divulgacao

 

A jornalista Bia Reis e a atriz Carolina Kasting são as convidadas das lives dos dias 6 e 8 de maio, com bate-papos sobre a maternidade e a leitura

 

 

O “Quindim Entrevista” desta semana homenageará o Dia das Mães com lives da jornalista Bia Reis, do jornal Estadão e a atriz Carolina Kasting, atualmente no ar com a novela Salve-se Quem Puder, na Rede Globo. No bate-papo que acontecerá nos dias 6 e 8 de maio, no Instagram no Instituto de Leitura Quindim, estarão em pauta temas pertinentes ao universo materno e a leitura em tempos de pandemia causada pelo coronavírus.

As convidadas têm contato direto com a literatura infantil e juvenil, tanto como leitoras de histórias para os filhos, como também na produção de conteúdos sobre o tema para blogs especializados no assunto e na construção e interpretação do papel materno na dramaturgia, conforme salienta presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica. “A Bia e a Carolina são mães e profissionais de destaque nas áreas em que atuam, por isso poderão contribuir com reflexões interessantíssimas para este momento”, afirma.

O projeto “Quindim Entrevista” é uma série de lives, no Instagram do Instituto, que acontecem, a partir dessa semana, nas quartas e sextas-feiras, às 21h, com 50 minutos de duração cada e aos sábados, às 16h, com convidados internacionais. O bate-papo conta com nomes importantes das áreas da literatura, educação, cultura e da infância, que falam sobre suas obras, experiências e áreas de atuação.  As entrevistas são ministradas pela equipe do Quindim.

Confira a programação completa:

– 06/05 Bia Reis: Mãe do Tomás e do Bernardo, Bia é Jornalista, mestre em História e Estética da Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre a relação entre texto e imagem na literatura infantil brasileira contemporânea. Escreve para o Blog Estante de Letrinhas, do jornal Estadão, com divulgação e resenhas críticas sobre os temas que envolvem a literatura infantil e juvenil, além de participar de eventos que debatem o assunto. No bate-papo com o Quindim falará sobre como dar conta do trabalho, da educação e lazer dos filhos nesse momento de pandemia sem uma rede de apoio como escola.

– 08/05 Carolina Kasting: Mãe do Tom e da Cora, atriz, poeta e artista visual, é leitora voraz de livros infantis para os filhos, aliás, tema recorrente de posts no Instagram. Na conversa com a equipe do Instituto, Carolina vai falar da construção de personagens com perfis de mães, além de como a leitura tem contribuído para esse momento de isolamento social.

Convidada Internacional

– 09/05 Catarina Sobral: Escritora e ilustradora portuguesa. Formada em design, é expoente da ilustração mundial. Ganhadora de inúmeros prêmios como o da Feira Internacional do Livro de Bolonha e o Nami Concours. Catarina vai conversar sobre trabalho, projeção internacional e a importância da ilustração para as crianças.

Todxs contra coronavírus

Vale lembra ainda que o Instituto conta com o canal http://bit.ly/TodxsContraCoronavirus, que convoca escritores, ilustradores, contadores de histórias, professores, artistas de diferentes áreas, profissionais de gastronomia, psicologia e saúde, entre outros, que tenham boas ideias de entretenimento com atividades educativas, lúdicas e saudáveis para que crianças e familiares possam aprender e se divertir em casa, no período da quarentena.

Sobre o Quindim:

O Instituto de Leitura Quindim foi inaugurado em 2018 a partir de um desejo do idealizador Volnei Canônica, de formatar um espaço democrático onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade, além de conteúdos teóricos sobre esse universo. Empréstimo de livros, contação de histórias, exposições, encontros com autores e lançamento de livros, cursos, seminários, curadorias, assessoria de eventos literários e oficinas, são algumas das atividades gratuitas ou com custo acessível, disponíveis no instituto tanto para agendamento com grupos escolares e universitários, quanto para a comunidade em geral.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...