As dores de quem trabalha em casa têm solução: automassagem e relax

Divulgação Senac RS

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Quem anda com dores nas costas, nos ombros, no pescoço levanta a mão! Com a mudança radical de hábitos imposta pelo isolamento social é muito comum nos depararmos com queixas de corpos doídos. A casa das pessoas virou escritório, academia, escola, restaurante, cinema, sala de shows e por aí vai. Em home office, é difícil quem tenha a mesma estrutura que usufrui no trabalho, ou seja, cadeira e mesa adequadas para passar tanto tempo sentado, em frente ao computador. A consequência é dor aqui, ali e acolá e como nem todos têm alguém disposto e disponível para fazer uma massagem salvadora, que tal conferir as dicas de automassagem da docente da área da Saúde do Senac-RS Márcia Warken?

A especialista em massagem lembra que, para quem está em casa fazendo mil e uma tarefas, é importante relaxar. A automassagem é uma aliada para aliviar os efeitos do estresse sobre o corpo e evitar dores, especialmente no pescoço. “Estamos muito tempo em frente ao computador e do celular e a área do pescoço, da cervical é sempre muito tensionada. Por isso a automassagem relaxante é indicada. São repetições, deslizando as mãos pela musculatura fazendo o aquecimento do local que podem ser feitas pelos leigos, em qualquer hora e local”, explica Márcia, que ensina:

Massagem para todos

  • Sentado em uma cadeira (não poltrona ou sofá), feche os olhos e tente relaxar
  • Deixe a coluna ereta e respire profundamente por pelo menos três vezes seguidas
  • Com a mão direita apoiada no ombro esquerdo pressione levemente a musculatura deslizando até os braços. Repita o movimento no lado direito. Tempo: 5 minutos para cada lado
  • Use o creme ou o óleo de banho que você tem em casa para facilitar a massagem
  • Passe em seguida para um importante ponto de tensão: a nuca. Muitas vezes esse ponto reflete a tensão do dia e é onde começa a dor de cabeça. Com o dedo polegar pressione o local, conte até 20, solte e conte até 20 e volte a pressionar por mais 20 segundos. Repita a operação por 3 vezes.
Alongue e relaxe!
Outra dica da docente é o bom e conhecido alongamento. O ideal é fazer pela manhã e à noite. “E um bom chá também ajuda a relaxar. O de camomila é interessante, pois auxilia no relaxamento, mas não dá sono. Afinal, precisamos estar atentos para o trabalho”, indica Márcia que ainda lembra dos pés que podem chegar no final do dia inchados, pesados. “No final do dia, eleve seus pés. Deite na cama e coloque-os na parede e fique, literalmente, com os pés pra cima por alguns minutos.

E lembra do escalda-pés? Do tempo da vovó? Ótima dica para desinchá-los, relaxar e ter uma noite de sono tranquila. Basta uma bacia, água morna e sais (pode ser sal grosso!). Se tiver à mão óleos essenciais, melhor ainda. Gotinhas de alecrim (energizante), lavanda e capim-limão (relaxantes) são bálsamos”, finaliza Márcia.

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