Primeiro CD da Orquestra Sinfônica da UCS é disponibilizado no Spotify

CD OSUCS 2014

 

Com a participação da pianista Olinda Allessandrini, gravação de 2014 conta com obra sinfônica brasileira de Ernani Aguiar. Em breve, o segundo CD da Orquestra, gravado em 2017, também será inserido na plataforma

As músicas do primeiro CD da Orquestra Sinfônica da UCS – hoje UCS Orquestra -, lançado em 2014, agora podem ser apreciadas por meio do serviço de streaming musical Spotify. Em uma espécie de fotografia auditiva, a gravação registra o momento artístico que o grupo vivenciava, marcada por uma abertura emblemática de repertório sinfônico, com a inclusão de uma obra brasileira e a participação da pianista Olinda Allessandrini como solista.

As gravações foram realizadas no auditório do Campus 8 da UCS, em Caxias do Sul, e no Teatro do CIEE, em Porto Alegre, com captação de áudio de Alexandre Ostrovski Jr., da AtmosFERA Produções.

O CD é composto por três obras, de distintos períodos da história da música, que exigiram grande versatilidade e qualidade, contribuindo significativamente para o progresso da Orquestra. Encabeça a gravação a abertura da Ópera Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart, obra do período clássico e muito conhecida do público. Segue-se o Concerto em Lá Menor, do compositor norueguês Edvard Grieg, sugestão da solista Olinda Allessandrini, por considerá-la uma belíssima obra que marcou sua carreira. Como produção sinfônica brasileira, foi eleita a Sinfonietta Prima, de Ernani Aguiar, em três movimentos, o que resultou em uma de suas únicas gravações existentes no mundo.

A UCS Orquestra também prepara a inserção do segundo CD, gravado em 2017, na plataforma.

Repertório


– Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Abertura da Ópera “Don Giovanni” K. 527
1. Andante – Molto Allegro

– Edvard Grieg (1843-1907)
Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, OP. 16
2. Allegro molto moderato
3. Adagio
4. Allegro moderato molto e marcato
Quasi presto – Andante maestoso
Solista: Olinda Allessandrini – Piano

– Ernani Aguiar (1950-)
Sinfonietta Prima
5. Allegro con brio – Un poco meno mosso
Con brio
6. Lento assai (arrastado) Marcha-rancho
Vivace (Tempo de Cabocolinhos)
Tempo I
7. Vivace

Créditos da arte: Agência CENTRO  

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...