Cremes e caldos são opções saudáveis para aquecer os dias mais frios

Creme de moranga - Tua Fruta Café - Crédito Paula Brigo

Creme de moranga – Tua Fruta Café – Crédito Paula Brigo

Nutricionista da Tua Fruta Café, de Caxias do Sul, dá o passo a passo das receitas e explica os benefícios dos ingredientes para o fortalecimento do sistema imunológico, que previne doenças e infecções

Algumas comidas têm a capacidade de nos trazer conforto e bem-estar. Na gastronomia, essa propriedade ganhou o nome de comfort food. E quando os dias mais frios se aproximam, alguns pratos viram sinônimo de aconchego, como é o caso dos cremes e caldos, que também promovem inúmeros benefícios à saúde, protegendo o organismo contra doenças e infecções.

A nutricionista Carolina Vaccaro, responsável pelo cardápio da Tua Fruta Café, situado Rua La Salle, 933, Bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul (RS), explica que o sistema imunológico é formado ainda na vida intrauterina e amadurece ao longo dos anos, conforme o indivíduo entra em contato com o meio ambiente. E a alimentação é a mais forte aliada para que esse sistema de defesa proteja nosso organismo dos agentes infecciosos.

A pandemia do Coronavírus trouxe novos hábitos alimentares à população. A recomendação de ficar em casa fez aumentar a demanda por deliveries e, com mais tempo, as pessoas passaram também a cozinhar em casa. Reforçando essa tendência de comportamento, os sócios da Tua Fruta, Thiago Seitensticker e Fábio Rizzo, com a  colaboração da nutricionista Carolina Vaccaro, disponibilizam as receitas dos cremes, que prometem aquecer e enriquecer o cardápio nos dias mais frios. Além disso, os pratos podem ser encomendados pelo aplicativo da marca, para serem entregues em casa.

Confira as receitas e seus benefícios:

Creme de ervilha - Tua Fruta Café - Crédito Paula Brigo

Creme de ervilha – Tua Fruta Café – Crédito Paula Brigo

 

CREME DE ERVILHA: A ervilha, assim como outros grãos, age na manutenção do sistema imunológico, pois fornece vitaminas do complexo B e ferro. Outras importantes especiarias, como o gengibre e a pimenta, também estão presentes nesta preparação.

O gengibre auxilia muito nas defesas do corpo. Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, esta raiz apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo.

A pimenta possui vantagens como a manutenção da saúde cardíaca, o combate a inflamações, o auxílio na digestão, a melhora da imunidade, além de ser uma aliada no emagrecimento. Essas vantagens ocorrem graças à capsaicina, fotoquímico que reduz o número de radicais livres no organismo, e age na melhora do sistema imunológico.

 

Ingredientes:

– 1 cebola grande picada grossamente

– 2 dentes de alho picados

– 1 talo de alho poró cortado em rodelas

– 1/2 maço de cebolinha picada grossamente

– 1 maço de salsinha picada

– 2 batatas médias em cubos médios

– 500 gramas de ervilha seca (deixar de molho em água de um dia para o outro e descartar a água do molho)

– Azeite de oliva

– Pimenta preta, branca e rosa

– Sal

– Gengibre em pó

 

Modo de Preparo: Em uma panela refogar no azeite de oliva a cebola, alho, cebolinha, alho poró, adicione as batatas, ervilhas e uma pitada de gengibre em pó. Acrescentar mais ou menos um litro de água quente (sempre cuidando se precisa acrescentar mais água). Deixar cozinhar até que os legumes fiquem moles e a ervilha bem cozida, temperar com sal e pimenta. Bater tudo no liquidificador e depois acrescentar a salsinha picada.

CREME DE MORANGA: Devido a sua poderosa combinação de vitamina C, E e beta-caroteno (o qual é convertido em vitamina A), o consumo da moranga está ligado ao bom funcionamento do sistema imunológico. Este alimento também possui ferro, potássio, cálcio e fibras. Portanto, o corpo se beneficia muito com a sua ingestão.

Outro constituinte deste creme é o alho-poró, que é um alimento rico em vitaminas A, C e do complexo B, bem como em minerais (ferro, fósforo, potássio e cálcio). Além de possuir muitas fibras, o alho poró também é considerado um alimento prebiótico, alimentando as bactérias “positivas”, o que o torna importante no processo digestivo do organismo e, consequentemente, na imunidade.  

 

Ingredientes:

– 2 cebolas médias picada grossamente

– 2 dentes de alho picados

– 1 talo de alho poró cortado em rodelas

– 1/2 maço de cebolinha picada grossamente

– 1 maço de salsinha picada

– 400 gramas de batatas em cubos médios

– 1 kg de moranga descascada e cortada em cubos médios

– Azeite de oliva

– Pimenta preta, branca e rosa

– Sal

Modo de Preparo:

Em uma panela refogar no azeite de oliva, primeiramente, cebola, alho, cebolinha, alho poró, e adicionar as batatas e a moranga. Acrescentar mais ou menos um litro de água quente (sempre cuidando se precisa acrescentar mais água). Deixar cozinhar até que os legumes fiquem moles e bem cozidos, temperar com o sal e pimenta. Bater tudo no liquidificador e depois acrescentar a salsinha picada.

CREME DE COGUMELOS COM CEBOLA CARAMELIZADA: O cogumelo, além de vitaminas do complexo B, ácido fólico, triptofano, selênio, cobre, potássio, fósforo, zinco, manganês, magnésio, ferro e cálcio, ainda é rico em betaglucanas, que são aliadas do sistema imune. Além de ser uma ótima fonte de proteínas de alto valor nutricional, possui um sabor incrível.

O alho e a cebola, também presentes nesta receita, contêm nutrientes com papel fundamental no bom funcionamento do sistema imunológico. Além da vitamina C, o alho contém boas quantidades de outros elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção dos danos relacionados aos radicais livres.

Já a cebola é rica em frutooligossacarídeos (FOS), substâncias que chegam intactas ao intestino grosso, onde são fermentadas. Essa atuação promove a multiplicação das bactérias benéficas que povoam a região – o efeito prebiótico. Entre as vantagens dessa proliferação está a melhora da imunidade, com a redução de infecções, e uma maior absorção de nutrientes.

 

Ingredientes:

– 4 cebolas médias cortadas em tiras finas

– 4 batatas médias em cubos

– 300 gramas de cogumelos paris cortados em tiras finas

– 4 dentes de alho picados

– 1 colher de sopa de açúcar

– 1 colher de sopa de sal

– 1 ramo de alecrim

– 3 ramos de tomilho (1 inteiro e 2 debulhados)

– Azeite de oliva

– Pimenta preta, branca e rosa

– 100 gramas de amêndoas (deixar de molho por pelo menos 8 horas)

 

Modo de Preparo: Em uma panela refogar no azeite de oliva a cebola, alho, açúcar e o sal até que fique com uma coloração marrom claro, acrescentar os cogumelos (sem acrescentar água, pois os cogumelos soltam bastante água) e refogar por mais ou menos 7 minutos. Retirar uma concha e reservar.

Acrescentar as batatas, o alecrim, o tomilho e três xícaras de água. Cozinhar até que as batatas fiquem macias.

Descartar a água do molho das amêndoas e bater no liquidificador com duas xícaras de água. Coar com o coador e em uma toca de tecido fino.

Retirar os ramos de alecrim e tomilho e acrescentar duas xícaras do leite de amêndoas. Bater tudo no liquidificador e acrescentar os cogumelos e a cebola que estavam reservados.

Dica: Manter uma alimentação equilibrada e associada a um estilo de vida saudável é fundamental para ficar longe de doenças.

Tua Fruta Frutaria

Rua Guerino Sanvitto, 637 – Bairro Villagio Iguatemi, Caxias do Sul (RS)

Tua Fruta Café

Rua La Salle, 933 – Bairro São Pelegrino, Caxias do Sul (RS)

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