UCS | Vestibular de Inverno para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia: divulgação dos classificados ocorre no dia 1º de julho

UCS Cidade Universitária - Foto Laudir Dutra

UCS Cidade Universitária – Foto Laudir Dutra

Prova de redação deste domingo, na modalidade on-line síncrona, permitiu aos candidatos realizarem o teste na segurança de suas casas

 

A Universidade de Caxias do Sul segue em movimento, oportunizando o ingresso de novos estudantes no Ensino Superior mesmo durante este período de isolamento social. O Vestibular de Inverno da UCS para cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia foi realizado neste domingo, 28 de junho, por meio de uma prova de redação on-line síncrona, possibilitando aos candidatos participarem do processo seletivo na segurança de suas casas. Os resultados serão divulgados no dia 1º de julho, no site ucs.br, e a efetivação da matrícula para os aprovados ocorre a partir de 2 de julho, mediante agendamento, via Central de Atendimento.

A prova teve início às 13h30min, em ambiente virtual disponível para acesso somente durante o período de execução do teste, que teve a duração máxima de duas horas. Aos participantes, foram concedidas duas opções de temas para a redação:

 

– Em sua opinião, é possível sobreviver à crise do novo coronavírus, evoluir e beneficiar-se dela? Por quê? – A partir do cenário de pandemia, o tema propôs a dissertação sobre as formas de superar as dificuldades e prosperar em meio a um prognóstico tão desolador.

– Em sua opinião, por que as pessoas oscilam entre um extremo e outro? – Considerando o maniqueísmo, filosofia dualística que divide o mundo entre bem e mal, certo e errado, o tema questiona os movimentos de polarização da humanidade.

No dia de hoje, para esclarecer dúvidas dos participantes, a Central de Atendimento esteve de plantão das 11h às 15h, e o processo teve o monitoramento e suporte da Comissão Permanente de Seleção da UCS, seguindo as mesmas métricas dos concursos presenciais. A professora Valneide Luciane Azpiroz, coordenadora do Vestibular, descreve um andamento tranquilo e uma frequência positiva, com “a menor abstenção entre os vestibulares de inverno, o que denota o interesse dos inscritos em ingressar na Universidade”. Em relação à redação, ela reforça a importância da ética e da autenticidade no texto dissertativo desenvolvido pelos estudantes para apresentação de seu pensamento crítico, a partir da escolha por um dos temas indicados. A docente ressalta o pioneirismo da Instituição no processo de seleção que prioriza a segurança e o bem-estar de todos. “Adoraríamos poder estar acolhendo os candidatos nos campi da Universidade, presencialmente, mas neste momento a modalidade on-line síncrona é a alternativa que possibilita o ingresso das pessoas que desejam realizar seu projeto de vida com a UCS”.

A pró-reitora Acadêmica da UCS, professora Nilda Stecanela, destaca que “os desafios da pandemia da Covid-19 fizeram emergir muitas oportunidades nos movendo em direção à reinvenção de processos, sempre tendo presente os propósitos de uma universidade comunitária que prima por ajudar a construir e a garantir a realização dos sonhos de todos e todas que nos procuram e confiam em nossa capacidade de atender suas expectativas. Com o Vestibular de Inverno não poderia ser diferente. Muito rapidamente, nossas equipes internas buscaram alternativas para não bloquear o desejo de nossos estudantes em cursar o Ensino Superior. A inovação chega pela realização da prova on-line, com o apoio das tecnologias, e segue contando com a expertise de nossos corretores”.

Mais informações podem ser obtidas em contato com a Central de Atendimento pelo WhatsApp: (54) 99931-3441, pelo telefone (54) 3218-2145 e pelo e-mail vestibular@ucs.br.

Nesta edição, o Vestibular de Inverno contemplou todos os cursos de graduação ofertados pela UCS, com exceção do curso de Medicina, que teve processo de seleção específico. Interessados em ingressar no Ensino Superior ainda podem participar do processo seletivo contínuo promovido pela Instituição, com seleção semanal, por aproveitamento da nota da redação no Enem ou de notas obtidas em Vestibulares anteriores da Universidade, ou mensal, a partir de nova prova de redação.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...