Décima primeira transfusão de plasma convalescente é realizada pelo Hospital Virvi Ramos

 Foto Thiago Rodrigues

Foto Thiago Rodrigues

Na tentativa de recuperar pacientes em estado grave da Covid-19, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), a equipe médica do Hospital Virvi Ramos realizou no início desta quarta-feira, dia 08 de julho, a décima primeira transfusão de plasma convalescente. O paciente que recebeu a transfusão é uma mulher de 46 anos, natural de Caxias do Sul, com histórico de diabetes, hipertensão arterial, obesidade e asma.

Ele internou no dia 05 de julho no Hospital de Campanha, que funciona dentro do Virvi Ramos, e foi transferida para a UTI ontem, no dia 07 de julho. Ela recebeu apenas uma bola de plasma, de 204ml, pois não havia mais bolsas compatíveis no estoque do hemocentro. O procedimento iniciou 04:50 e terminou às 05:30, sem intercorrências.

O plasma foi coletado pelo Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) no dia 04 de julho. O doador é um homem de 37 anos, residente em Garibaldi, há mais de 50 dias recuperado da doença. Até o momento, o Hemocs já recebeu mais de 60 candidatos, de cidades como Porto Alegre, São José do Herval, Caxias do Sul e Garibaldi. Alguns foram excluídos por não serem considerados aptos para o procedimento.

Também foram avaliados residentes de Bento Gonçalves, Canela, Rio dos índios, Paraí, Carlos Barbosa, São Sebastião do Caí, Boa Vista do Sul, Vacaria, Farroupilha, Imbé, Passo Fundo, Lajeado, Nova Prata, Veranópolis, Bom Jesus e Pelotas.

A seleção dos doadores de plasma é feita pelo Hemocentro de Caxias do Sul (Hemocs) e passa por avaliação rigorosa. Neste momento, as pessoas que podem doar são homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectados pelo coronavírus, tiveram Covid-19 confirmada por meio do teste PCR, estão há mais de 28 dias recuperados, sem sintomas da doença e não apresentam outras doenças infecciosas.

O Hemocs faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, apenas o Virvi Ramos está habilitado até o momento, inclusive com projeto aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

OUTROS CASOS

O homem de 63 anos, que passou pelo procedimento no dia 24 de junho, e que desde sábado respirava sem ajuda de aparelhos, teve alta da UTI na manhã desta quarta-feira. Ele foi transferido para o quarto no Hospital de Campanha, onde dará sequência a sua recuperação até receber alta hospitalar.

O garibaldense Tarcísio Giongo, 63 anos, o primeiro paciente a receber transfusão de plasma convalescente em tratamento contra a Covid-19 no Estado, segue recuperação no quarto desde 15 de junho, quando deixou a UTI. Ele é acompanhado e avaliado diariamente por uma equipe multidisciplinar, que inclui médico, fisioterapeuta,  fonoaudióloga, dentre outros profissionais. Ele retirou a traqueostomia na última sexta-feira e tem se comportado bem. A expectativa é que ele possa voltar a se alimentar normalmente em breve.

A mulher de 33 anos, que passou pela transfusão no dia 11 de junho, passou por uma traqueostomia na semana passada e ainda apresenta dificuldades para se manter fora da ventilação mecânica. O sexto paciente transfundido, um homem de 59 anos, que passou pelo procedimento no dia 17 de junho, apresenta uma leve melhora pulmonar e os médicos aguardam que ele acorde após pausa da sedação. Já o homem de 61 anos, o nono paciente, que recebeu transfusão na quarta-feira, dia 1º de julho, apresenta uma leve melhora, mas ainda aguarda maior evolução para pausa de sedação. O paciente do sexo masculino, de 77 anos, que recebeu a transfusão de plasma na última segunda-feira, precisou ser intubado na noite de ontem.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...