Bandeira Vermelha | Comércio eletrônico é opção de atendimento na região de Caxias do Sul

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Com o ajuste feito pelo Estado nos protocolos do Distanciamento Controlado, o comércio pode manter 25% dos trabalhadores, tanto no comércio de rua quanto em shoppings, para atender comércio eletrônico, drive thru, take away  e a tele-entrega.

 

Pela atualização do mapa do Distanciamento Controlado realizada nesta sexta (10.07), confirmada na segunda (13.07), o Estado enquadrou novamente a região de Caxias do Sul com bandeira vermelha. Com essa definição, o Sindilojas Caxias, como representante legal do comércio, alerta que o Estado fez um ajuste no protocolo, o que permite aos comerciantes manter em funcionamento o comércio eletrônico, drive thru, take away e a tele-entrega com 25% dos trabalhadores como modalidade exclusiva de atendimento para comércio de rua e shoppings. Essa mudança atenua, mas não resolve os prejuízos do comércio revelados pelo desemprego e pela crise econômica com perdas desde a propagação da COVID-19. Com a decisão, o Estado determina que o comércio mantenha as portas fechadas para o atendimento presencial ao cliente, a partir da próxima terça-feira (14.07), contabilizando as perdas que se acumulam diariamente.

Na décima rodada do Distanciamento Controlado, o Estado considerou o risco epidemiológico para o coronavírus e manteve a classificação como bandeira vermelha. O ponto positivo é que o governador se sensibilizou com o comércio e atendeu o pedido feito pelo Sindilojas Caxias e as entidades do comércio da cidade por meio da Prefeitura de Caxias do Sul à Secretaria Estadual de Saúde para permitir o comércio eletrônico e a tele-entrega na bandeira vermelha. Assim, 25% dos funcionários terão permissão para permanecer trabalhando para atender essa demanda. Para a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, ao aceitar essa sugestão o Estado atenua a preocupação com os postos de trabalho, mas não resolve tudo: “As perdas para o comércio estão se acumulando e vamos cumprir a ordem do Estado. Esperamos que o comércio eletrônico dê fôlego para a sobrevivência do setor nesse período”, argumenta. “Com a nova resolução, que é uma reivindicação nossa desde o início do modelo de Distanciamento Controlado, o cliente pode contar com a opção de comprar do comércio local com entrega facilitada, possibilitando que a economia não pare totalmente”, pondera a presidente. Ela também demonstra preocupação com os surtos que estão ocorrendo na cidade em diversas atividades econômicas e pontua a necessidade de observar os protocolos de saúde para evitar um agravamento da situação.

Contrário à classificação com bandeira vermelha, o Sindilojas Caxias recomenda aos comerciantes para que cumpram a orientação do Estado de manter o estabelecimento do comércio varejista não essencial com 25% do efetivo, atendendo ao comércio eletrônico e tele-entrega, até novo anúncio de atualização da bandeira, que será feito pelo Governo do RS.

Denúncias sobre descumprimento do fechamento do estabelecimento e também sobre a presença de ambulantes no centro da cidade podem ser feitas ao Alô, Caxias, serviço de ouvidoria da Prefeitura de Caxias do Sul, pelo telefone 156.

Atendimento no Sindilojas será com 25% dos funcionários

O Sindilojas Caxias mantém o atendimento presencial, mas por se enquadrar no segmento de Serviços vai funcionar em sistema de rodízio de funcionários, obedecendo a exigência de 25% do efetivo. Os comerciantes podem entrar em contato para esclarecimentos com a Assessoria Jurídica, pelo telefone (54) 4009.5517, (54) 99700.2555 e pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br.

Para consultar o mapa com a cor de cada cidade, acesse o site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

 

Crédito Izlene Zortéa

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