Comércio varejista não essencial aberto a partir de hoje (31.07)

Crédito Cristhian Silva

Crédito Cristhian Silva

Foi publicado hoje o Decreto Municipal nº 21.091, que estabelece os protocolos que definem as medidas sanitárias segmentadas para o funcionamento de estabelecimentos públicos ou privados, comerciais e industriais, conforme o Modelo de Distanciamento Controlado criado pelo Estado. Em sistema de cogestão, o Decreto possibilita que toda vez em que a Macrorregião Serra for classificada pelo modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado em Bandeira Vermelha possa abrir o comércio desde que, respeitado os critérios estabelecidos no art. 3º, mediante justificativa técnica clara, objetiva e amparada em dados do município.

A abertura do comércio varejista não essencial será de 30% dos trabalhadores acima de três funcionários, que poderão atender com até três funcionários, um cliente por atendente, sem possibilidade de “espera” no interior do comércio. Para estabelecimentos com mais de três funcionários, o atendimento dever ser de um cliente para cada 16m² e com horário de funcionamento até 19 horas. Para a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, a reivindicação de manter o comércio aberto e atender os clientes mesmo em bandeira vermelha foi aceita e esse é o momento para o comércio reagir: “Esse Decreto nos liberta da dependência do anúncio das bandeiras feito pelo Estado, o que vai permitir que possamos administrar as nossas equipes para atender, mesmo em bandeira vermelha”, afirma.

O comércio tem trabalhado para cumprir os protocolos de saúde estabelecidos pela OMS para a COVID-19, orientando sobre o uso obrigatório de máscara nos estabelecimentos, utilização de álcool gel, obedecendo as regras para a prova de roupas e seguindo o decreto municipal para limitar o número de clientes no interior da loja. Para que as regras para as provas de roupas sejam cumpridas, o Sindilojas Caxias está distribuindo cartazes que trazem orientações para que os comerciantes possam afixar nos provadores em local visível para os clientes. O material está sendo distribuído gratuitamente aos comerciantes na sede da entidade, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 18 horas.

Para auxiliar os comerciantes, a Assessoria Jurídica está disponível para atendimento pelo telefone (54) 4009.5517, (54) 99700.2555 e pelo e-mail juridico@sindilojascaxias.com.br.

Crédito Cristhian Silva

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...