Instituto de Leitura Quindim e SMED juntos na capacitação de professores

Crédito Pati Produções e Acervo Instituto de Leitura Quindim

Crédito Pati Produções e Acervo Instituto de Leitura Quindim

Entidades promovem curso inédito, para professores desenvolverem seus projetos de leitura junto as bibliotecas escolares. As aulas contarão com nomes renomados da literatura, ilustração e educação

           

O Instituto de Leitura Quindim juntamente com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), promovem até setembro, dois cursos on-line, inéditos na cidade, de capacitação para professores que já desenvolvem ou querem desenvolver projetos de leitura em bibliotecas escolares. As aulas são divididas em dois módulos, com 40 horas de carga horária, realizadas nas segundas e quartas ou nas terças e quintas-feiras, sempre das 19h às 21h.

Para ministrar as aulas, o Quindim trouxe vinte nomes renomados da literatura, ilustração e educação, como Warley Goulart, Roger Mello, Ninfa Parreiras, Ricardo Azevedo e André Neves. Entre os temas que serão abordados estão: A escola e a literatura para a infância e a juventude: um olhar ampliado!; Biblioteca escolar um projeto que contempla espaço, acervo, gestão, comunicação e mediação; Contação de Histórias I e II; Recursos literários para lidar com os medos nas diferentes fases do desenvolvimento da criança; Tecnologias educacionais na biblioteca escolar; Gestão do Livro Didático; entre outros.

Volnei Canônica - Créditos acervo Instituto de Leitura Quindim

Volnei Canônica – Créditos acervo Instituto de Leitura Quindim

O projeto surgiu por meio de uma conversa entre a equipe da Secretaria da Educação de Caxias do Sul, com a presença da secretária Flávia Vergani e a equipe do Instituto Quindim, com o intuito de ampliar as atividades de formação na área da leitura, literatura e bibliotecas desenvolvidas pela secretaria, trazer novas temáticas e profissionais de reconhecimento nacional e internacional na área. O formato do curso é inédito para a cidade e contribui para que haja um aperfeiçoamento dos professores que desenvolvem seus projetos de leitura na sala de aula ou na biblioteca da escola.

Mais informações no e-mail institutodeleituraquindim@gmail.com ou fone (54) 3025.2541 ou WhatsApp (54) 99905-4255.

Instituto de Leitura Quindim – Utilidade Pública

A vereadora de Caxias do Sul, Denise Pessoa, protocolou no dia 24 de junho, um projeto de lei que visa declarar de utilidade pública o Instituto de Leitura Quindim. O local nasceu de um desejo idealista de formatar um espaço onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à Literatura Infantil, Juvenil e a conteúdos teóricos de qualidade e selecionado por profissionais do assunto. “Um lugar para pensar o ‘ecossistema do leitor’, tendo o leitor, em especial o público infantil e juvenil, como núcleo central desse processo que ajuda a humanizar o dia a dia e a história de diferentes populações”, ressalta Denise.

No momento, o projeto está em tramitação pelas comissões da câmara e deverá ser votado em breve.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...