Lives da 36ª Feira do Livro alcança mais de 63 mil pessoas

Foto Andressa Gallo
A 36ª Feira do Livro encerrou neste domingo (13) com alcance recorde nas redes sociais. Neste ano, devido a pandemia, a programação ocorreu virtualmente e somente as lives alcançaram 63.629 pessoas no canal oficial da Feira no YouTube e no Facebook do evento literário. Além disso, todas as publicações, realizadas de 27 de novembro a 13 de dezembro de 2020 nesses ambientes e também no Instagram da Secretaria da Cultura, relacionadas à Feira, tiveram um alcance total 105.408 até esta segunda-feira (14). As bancas permaneceram para venda presencial na Praça Dante Alighieri neste período. Ao todo, foram vendidos 14.427 livros e o público presencial total nos 17 dias de evento foi de 57.708.
Neste domingo, não ocorreu a tradicional solenidade de encerramento da Feira. Porém, nem isso deixou esse momento menos emocionante. Em um breve discurso o patrono desta edição, o poeta e jornalista Dinarte Albuquerque Filho, destacou que se sentiu imensamente grato pela oportunidade. “Quero agradecer a todos que participaram dessa celebração de vida e leitura nesses dias. Quero também agradecer a comunidade que se fez presente apesar das dificuldades. Tivemos uma Feira histórica”, ressaltou.
Emocionado, o Amigo do Livro e livreiro, Paulo Roberto Fogaça, descreveu a importância da realização da Feira neste ano. “Apesar da pandemia e dos percalços, fizemos a Feira do Livro. Temos que aplaudir o trabalho que aqui foi feito. Nesses anos todos que participo como livreiro, essa foi a Feira do Livro mais harmoniosa que participei em Caxias do Sul”, frisou.
Após os discursos, a equipe do Departamento do Livro e da Leitura, do Programa Permanente de Estímulo Leitura (Ppel) e o patrono e amigo do livro desta edição, passaram pela praça Dante Alighieri ao som de Vira Virou, de Kleiton e Kledir, e entregaram rosas vermelhas aos livreiros. A ação foi uma forma de agradecimento pela participação de todos na 36ª edição do evento.
Enquanto ocorria a entrega das rosas na Praça Dante, nas redes da Feira do Livro o encerramento virtual ocorria com apresentações da etapa “Música na Tua Rua”, do Festival Música de Rua, com o Grupo de Metais da Banda do Cristóvão de Mendonça, a dupla de gaiteiros Karol Coelho e Rafael Siqueira, o tenor Dirceu Pastori e o pianista Paulo Johann, a dupla Delunar – com participação do cantor Henrique Zattera, além do Duo Dez.
Todo o conteúdo das lives segue disponível no Facebook @FeiraDoLivroCaxiasDoSul e no canal do YouTube disponível nesse link: https://www.youtube.com/channel/UClhk5DHV5rNOpjrbi6mg0dA ou ainda no site da Feira do Livro feiradolivrocaxias.com.
A 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses, tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC), patrocínio de Sicredi, Fundação Marcopolo e Supermercados Andreazza e apoio cultural de Empresas Randon, Racon Consórcios, Bitcom e Prolar.
Confira abaixo a lista dos livros mais vendidos da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul:
Adultos
- A paz em todos os dias do ano – Jaime Bettega
- O outro lado da Júlio – Roberto Filippini
- Arquétipos – Caroline Myss
- História do Rio Grande do Sul – Moacyr Flores
- Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés
Infantojuvenis
- O pequeno príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
- Harry Potter – J. K. Rowling
- Diário de um banana – Jeff Kinney
- Anne de Green Gables – L. M. Montgomery
- Naquela noite de Natal – Tim Dowley
Confira a lista dos vídeos mais assistidos da programação:
- 12ª Maratona de Contação de Histórias – “Deixa a história te levar…”, com Roger Castro, Zéh Henrique e Centro Educacional na Ponta do Lápis (Gica e Aline Luz)
- Festival Música de Rua
- Apresentação do Coro Juvenil e Orquestra Jovem Fundação Marcopolo
- Bate-papo “Representatividade nos espaços de escrita e literatura”, com Jeferson Tenório, José Falero e mediação de Chiquinho Divilas
-
Bate-papo “Entre o traço e a palavra”, com Dinarte Albuquerque Filho e Carlos Iotti