Natal Literário Solidário entrega livros para 530 crianças em Caxias do Sul

Foto Ronaldo Bueno

Foto Ronaldo Bueno

Campanha do Instituto de Leitura Quindim arrecadou R$ 19,9 mil em doações

A segunda edição do Natal Literário Solidário presenteou com livros 530 crianças que vivem em abrigos e casas lares ou que são atendidas por entidades assistenciais de Caxias do Sul (RS). A campanha do Instituto de Leitura Quindim, que contou com apoio do Programa Apadrinhe e da Fundação Marcopolo, arrecadou R$ 19.910,00 por meio de financiamento coletivo na internet e doações de empresas e pessoas físicas.

A entrega dos livros começou na última sexta (18) e terminou nesta segunda-feira (21). Foram contemplados os abrigos Estrela Guia, Sol Nascente e Recanto Amigo, as casas lares Jesus Senhor (três casas), Anjos da Guarda (seis casas) e Anjos Voluntários (seis casas), além de estudantes do pré ao 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Tancredo de Almeida Neves, no bairro Santa Fé.

Mais que uma campanha de doação de livros, um dos diferenciais do Natal Literário Solidário é o processo de escuta. Todas as obras foram escolhidas de modo personalizado, dialogando com os sonhos e com os medos de cada uma das crianças atendidas. Os livros foram entregues acompanhados de um cartão de Natal escrito a mão, contendo uma mensagem afetuosa e o nome de quem apadrinhou o presente.

Foto Ronaldo Bueno

Foto Ronaldo Bueno

“O Natal Literário Solidário traz para a sociedade alguns pontos que são muito importantes e que estão na missão do Quindim: a garantia da literatura de qualidade para crianças e jovens, uma escuta atenta para a infância e para a juventude, além da compreensão da literatura num papel de acolhimento de sonhos e medos”, explica Volnei Canônica, presidente do Instituto Quindim.

Para a coordenadora do Programa Apadrinhe, Carolina Scur Bisi, a campanha foi “uma forma especial de entender um pouco sobre as vidas, os medos e os sonhos das crianças e adolescentes em casas lares e abrigos, algo tão íntimo e muito importante, principalmente neste ano. Foi um lindo presente que o Instituto Quindim proporcionou”.

Sobre o Quindim

O Instituto de Leitura Quindim nasceu em 2014 com o nome de Centro de Leitura Quindim e, inaugurou sua sede física em 2018 a partir de um desejo do idealizador Volnei Canônica, de formatar um espaço democrático onde crianças, jovens e adultos pudessem ter acesso à literatura infantil e juvenil de qualidade, além de conteúdos teóricos sobre esse universo. Empréstimo de livros, contação de histórias, exposições, encontros com autores e lançamento de livros, cursos, seminários, curadorias, assessoria de eventos literários e oficinas, são algumas das atividades gratuitas ou com custo acessível, disponíveis no instituto tanto para agendamento com grupos escolares e universitários, quanto para a comunidade em geral.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...