Sônia Travassos ministra workshop “Por que e como ler Lobato com as crianças de hoje?”

Sônia Travassos creditos Divulgacao

Especialista em literatura infantil e juvenil discutirá, nos dias 17 e 24 de abril, os aspectos da obra do autor revelando os motivos de ser um clássico

O Instituto de Leitura Quindim promove, em parceria com a Casa de Histórias Sônia Travassos (RJ), o workshop online “Monteiro Lobato: por que e como ler Lobato com as crianças de hoje?”, ministrado pela especialista em literatura infantil e juvenil e estudiosa da obra do autor Sônia Travassos. Nos encontros, realizados nos dias 17 e 24 de abril, das 9h às 12h, serão discutidos os aspectos dos livros de Lobato mostrando porque são um marco na literatura para crianças no Brasil e se tornaram clássicos. Considerado “pai da literatura infantil brasileira”, em 18 de abril, data de nascimento do autor, é celebrado o Dia Nacional do Livro Infantil que rende diversas homenagens às importantes e polêmicas obras do paulista.

As aulas serão divididas em dois módulos, com os temas: Lobato: 100 anos de histórias Lobato na Escola: tensões e possibilidades. Essa será uma oportunidade de aprofundar o olhar sobre a obra infantil de Monteiro Lobato observando e conhecendo as características, além de discutir a possibilidade e mediação da leitura com as crianças nas escolas, conforme revela Sônia. “É importante discutir isso, porque muitas vezes a literatura infantil é partilhada com as crianças no ambiente escolar. Então pensar sobre isso, o que dificulta e favorece a leitura hoje, as tensões da obra, como a questão do racismo; e como trabalhar essas pautas na escola, se tornam extremamente relevantes”, afirma.

Doutora e mestre em Educação (UFRJ), especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ), mediadora de leitura, escritora e contadora de histórias, Sônia ministra regularmente cursos e palestras sobre biblioteca escolar, literatura infantil e a obra de Lobato para professores de diversos estados do Brasil. Participa como professora ou palestrante de cursos de graduação e de pós-graduação na área da Educação e da Literatura e presta assessorias e consultorias para Secretarias Municipais de Educação. Entre os anos 2000 e 2007, foi uma das redatoras da “Revista Sítio do Picapau Amarelo” e de outras publicações infantis da Ed. Globo, além de ser consultora pedagógica do programa da TV Globo “Sítio do Picapau Amarelo”, em 2007. Sônia Travassos é idealizadora da “Casa de Histórias Sônia Travassos”, espaço virtual para a divulgação da literatura infantil e formação continuada de professores.

Interessados têm até o dia 16 para fazerem as inscrições para o workshop, no site do Instituto Quindim, no link https://bit.ly/3mvX2mQ.

Programe-se:

Workshop online “Monteiro Lobato: por que e como ler Lobato com as crianças de hoje?”

17/04 – Lobato: 100 anos de histórias
Porque seus livros são um marco na literatura para crianças no Brasil e se tornaram clássicos? Suas obras podem ser compartilhadas com as crianças de hoje?

24/04 – Lobato na Escola: tensões e possibilidades
O que favorece e o que dificulta a leitura da obra lobatiana? Qual o lugar do professor como importante mediador nas questões de racismo na obra de Lobato?

Horário: 9h às 12h

Investimento:
R$ 180,00 workshop
R$ 150,00 workshop com desconto para conveniados ao Instituto Quindim e da Casa de Histórias Sônia Travassos
*Conveniados Instituto Quindim: Senalba, Sinpro, Sindserv Caxias do Sul, Rede Caminho do Saber e ex-alunos dos cursos do Instituto Quindim. Solicitar desconto via e-mail: institutodeleituraquindim@gmail.com.

FOCAR VEÍCULOS.svg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...